O valor é 3% maior em relação ao mesmo período do ano passado
Entre janeiro e setembro, o Grupo Dia alcançou vendas líquidas de € 4.642 milhões, 3% a mais do que no mesmo período de 2022, com um aumento de 4,5% nas vendas comparáveis. O volume de negócios obtido nos primeiros nove meses do ano, que exclui as vendas registadas nas lojas transferidas para Alcampo, na Espanha, a venda das lojas em Portugal e as lojas Clarel, o que demonstra a força da estratégia da empresa.
“O nosso negócio na Espanha segue progredindo em um bom ritmo, consolidando os frutos da nova proposta de valor e crescendo positivamente em vendas brutas, líquidas e comparáveis”, afirma o CEO Global do Grupo Dia, Martín Tolcachir.
Na Espanha, as vendas brutas atingiram € 1.280,2 milhões no terceiro trimestre, 8,3% a mais do que no ano anterior. As vendas comparáveis aumentaram 9,7% entre junho e setembro e o acumulado dos primeiros nove meses do ano apresenta um crescimento de 12%. Este bom desempenho se reflete em um crescimento de mercado há mais de 12 meses e destaca a solidez da transformação realizada.
Na Argentina, as vendas líquidas aumentaram 3% durante o terceiro trimestre, no entanto, o efeito negativo da taxa de câmbio (-23%) abrandou o avanço no trimestre, que fecha com € 377 milhões (-20%). As vendas comparáveis aumentaram 1% e, apesar do contexto macroeconômico negativo do mercado argentino, o Dia segue ganhando espaço e consolidando a sua posição como segundo maior operador no mercado doméstico e líder na cidade de Buenos Aires.
No Brasil, as vendas líquidas registaram uma contração de 22,4% no terceiro trimestre. O contexto de mercado com queda de vendas no setor e a mudança do mix de produtos, que tem sido implementada desde o início do ano (com foco na redução de relevância de categorias com margens mais baixas e afastadas do nosso conceito de proximidade), tem afetado o desempenho comercial. Em Portugal, as vendas comparáveis avançaram 1,1% entre julho e setembro e as vendas líquidas atingiram € 163,4 milhões (+2,5% vs. 3T22), compensando novamente a redução de 2% na rede de lojas.
“Gostaria de agradecer o esforço e empenho diário de nossas equipes e da nossa rede de franqueados. Juntos, estamos concretizando a nossa ambição de ser a loja de proximidade e online preferida dos nossos clientes. Estamos cada vez mais próximos deles e isso nos permite seguir avançando”, destaca Tolcachir.
Mais perto dos clientes
No terceiro trimestre do ano, a empresa avançou na implementação da sua proposta de valor com 58 renovações de lojas e 28 aberturas. No final de setembro, o Grupo Dia contava com 2.808 lojas operando sob o novo modelo, o que representa 71% da rede (excluindo as lojas Clarel e Dia Portugal). Por país, a Espanha tem 1.971 lojas operando sob o novo modelo (85% do total); a Argentina tem 822 (79% do total) e o Brasil tem 15 (3% do total), todas elas mostrando um desempenho positivo e sustentável no atual ambiente desafiador.
Do ponto de vista comercial, mais de 2.200 produtos da marca própria Dia já foram renovados na Espanha, o que significa mais de 90% do sortimento, e os 110 produtos Nova Qualidade Dia lançados ou renovados no terceiro trimestre elevam o total do ano para 275 novos SKUs. Graças à Nova Qualidade e à sua percepção como produtos modernos e de alta qualidade a preços acessíveis, os produtos Dia aumentaram a sua presença no total de compras para 54%. Na Argentina, os produtos de marca própria representam atualmente 29% de compras e no Brasil, 23%.
Além disso, o número de tickets manteve uma tendência positiva, com um aumento de 6,1% entre janeiro e setembro em todo o Grupo, com uma redução de 1,3% no valor médio. Este desempenho está em linha com a mudança de hábitos dos consumidores e evidencia o sucesso do nosso compromisso com uma loja de proximidade que oferece um sortimento completo, produtos frescos e uma marca própria de qualidade a preços acessíveis.
Redação SuperHiper