ESG é um pilar do Grupo Pereira e, até o final de 2024, todas as lojas do Fort Atacadista estarão atuando com energia renovável
Environmental, Social and Governance ou, como é popularmente conhecido, ESG precisa ser uma realidade nos negócios atuais e, cada vez mais, o consumidor está valorizando isso para realizar as suas compras. De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners, 83% dos 3.400 brasileiros entrevistados preferem consumir de marcas ligadas à agenda ESG.
As questões sociais, ambientais e de governança vem ganhando destaque nos últimos anos, e é importante que o setor supermercadista coloque isso em pauta e com sua devida valorização. Essas questões não são mais somente ideias para o futuro, são iniciativas que as empresas estão implementando agora.
“Pouco a pouco, os consumidores brasileiros estão começando a valorizar cada vez mais marcas responsáveis e sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental, o que impacta diretamente suas decisões de compra no dia a dia”, enfatiza a head de ESG e comunicação do Grupo Pereira, Simone Cotta Cardoso.
O Fort Atacadista, bandeira do Grupo Pereira, sabe bem disso e estão comprometidos para seguir a agenda ESG. Em suas unidades, por exemplo, eles contam com pontos de coleta seletiva, de óleo e de lâmpadas usadas. Desde que começaram a pensar profundamente sobre o tema, em 2019, mais de 15 toneladas de resíduos foram destinadas para reciclagem, 7 mil litros de óleo foram descartados corretamente, 89 toneladas de adubo foram produzidas a partir de resíduos orgânicos da compostagem e 11 mil lâmpadas foram devidamente descartadas.
O descarte correto de resíduos é essencial para o planeta. Em 2021, por exemplo, somente 23,4% dos resíduos plásticos foram reciclados no Brasil, de acordo com estudo encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia de Plástico (PICPlast). Agora, em um âmbito global, apenas 9% desse produto tem um destino correto, é o que aponta a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Além disso, a empresa patrocina, em Santa Catarina, o projeto Limpeza dos Mares, voltado para a retirada de lixo e dejetos das praias locais.
Para ações como essas que o Fort Atacadista implementou em suas lojas, é fundamental também a parceria com os clientes. “Gostamos de pensar em nossos clientes como uma extensão da nossa equipe. Por isso, promovemos ações e projetos que impactam também suas vidas, incentivando hábitos sustentáveis. Os postos de coleta de recicláveis e de doação de óleo são alguns exemplos que inspiram nossos clientes a manter bons hábitos em suas vidas pessoais também”, destaca Simone.
Além disso, o Fort Atacadista investe em energia renovável, com 52 lojas seguindo o Mercado Livre de Energia, com unidade utilizando painéis solares. A expectativa é que até o final de 2024 todas as suas lojas tenham esse tipo de energia. O Mercado Livre de Energia, além de reduzir custos, assegura o uso de energia sustentável.
Outra iniciativa que a rede pretende executar no próximo ano é um projeto focado em jovens. “Vamos iniciar projetos focados em jovens para o primeiro emprego, demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento profissional e inclusão. Realizamos um censo interno e, no início do próximo ano, vamos implementar um Comitê de Diversidade, com grupos de afinidade, fortalecendo nosso comprometimento com um ambiente inclusivo”, explica Cardoso.
ESG acessível para todo o setor
Com o intuito de levar o tema a todo setor, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), disponibiliza para os supermercadistas o Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro, cujo objetivo é tornar o assunto acessível para todos, além de apresentar elementos práticos sobre como pensar a gestão ESG no negócio.
Além disso, a ABRAS, em parceria com o Sebrae, está ofertando um autodiagnóstico para entender a maturidade de sua empresa e as oportunidades para implantar estratégias ESG, é online e gratuito. Clique aqui e faça!
Redação SuperHiper