Rede de supermercados aposta em APP e reduz divergência entre os preços dos produtos nas gôndolas e os cadastrados nos sistemas
O Supermercado Guanabara possuia um problema que precisava ser resolvido: a divergência entre os preços dos produtos nas gôndolas e os cadastrados nos sistemas. A rede localizada no Rio Grande do Sul, com dez lojas instaladas nas cidades de Rio Grande do Sul, Pelotas e São Lourenço, um centro de distribuição e duas centrais de produção, e com cerca de 230 check outs, recorreu a uma solução para melhorar o processo de auditoria dos preços dos produtos nas gôndolas. Para isso, implementou o App Minha Gestão de Lojas e diminuiu, em mais de 30%, as perdas financeiras causadas pelas diferenças de preços. A solução é da TOTVS, combinado ao uso dos códigos 2D, o GS1 DataMatrix .
“Uma das maiores dores que encontramos no dia a dia dos consumidores são as diferenças de preços quando vamos passar no caixa do supermercado. Porém, esse problema também implica em perdas para o varejista, uma vez que precisamos assumir essa divergência no caixa. Por isso, foi fundamental a implementação dessa solução de realidade aumentada para os processos de auditoria das gôndolas, junto do uso do GS1 DataMatrix, que garantem maior padronização e volume de informações do produto nos sistemas. Acreditamos que até o final do ano teremos praticamente zerado a divergência de dados entre as gôndolas e os sistemas”, afirma a Gerente TI do Supermercado Guanabara, Simone Abreu.
Agilidade na vistoria
O App Minha Gestão de Lojas, da TOTVS, possui um módulo de auditoria de preços com realidade aumentada, em que os colaboradores conseguem escanear as prateleiras e os produtos a partir dos smartphones e, de forma rápida, obter um aviso sobre quais são os preços incorretos ou etiquetas antigas. A partir dessa nova dinâmica de trabalho, o Supermercado Guanabara também quadruplicou a produtividade, reduzindo em 70% o tempo de auditoria nas gôndolas. Os colaboradores passaram a realizar a vistoria de quatro seções por dia, um processo que anteriormente dedicava-se o dia para uma seção e cerca de 43 dias para fazer uma loja completa, sendo que agora uma loja é auditada em 10 dias.
Parceria
“Já faz um tempo que sentimos a necessidade de inovar e dar passos maiores. Por isso, buscamos no mercado parceiros estratégicos, a fim de ter os benefícios desse investimento e inovação em produtos, serviços e recursos. Neste projeto, com a TOTVS e a GS1, tivemos muitos ganhos. Pudemos perceber a satisfação dos colaboradores na execução das atividades, visto que é um processo muito mais rápido e fácil, e a confiança do nosso cliente, que não tem surpresas no momento da compra”, reforça Simone.
Maior produtividade
Para o diretor de produtos do segmento de Varejo Supermercados da TOTVS, João Alberto Giaccomassi, é uma enorme conquista poder observar todos os resultados práticos deste projeto. “O Supermercado Guanabara já confiava na TOTVS, fazendo uso das tecnologias da empresa para o setor de supermercados. Por isso, precisávamos manter o nível de entregas e até mesmo superar as expectativas do cliente. Ampliar em 400% a produtividade dos colaboradores e obter uma redução de perdas financeiras de 30% são excelentes resultados, que só o uso de realidade aumentada e a mobilidade do aplicativo da TOTVS poderia proporcionar”, destaca Giaccomassi.
Redação SuperHiper.