O objetivo é proporcionar maior eficiência no atendimento aos clientes, principalmente nos momentos de alta demanda
A chegada anual de milhares de veranistas e turistas na alta temporada sempre representou um desafio significativo para as cidades do litoral catarinense, especialmente para o setor varejista. Em resposta a essa demanda, o Super Moniari de Balneário Gaivota, no Extremo Sul do Estado, desenvolveu e implementou com sucesso um sistema denominado “Papa Filas”, com a promessa de agilizar e melhorar a experiência de compra durante os períodos de maior movimento.
Desenvolvido pelo departamento de Tecnologia da Informação da rede em parceria com as empresas Laurent e Totvs, o Papa Filas foi introduzido em dezembro com o objetivo de proporcionar maior eficiência no atendimento aos clientes, principalmente nos momentos de alta demanda. A CEO da Rede Moniari, Monique Pizzetti, destaca que a solução vai além do autoatendimento com uma abordagem única: um atendente equipado com um leitor móvel se desloca até os clientes nas filas dos caixas, verifica e escaneia os itens, embala as compras e entrega uma “comanda” ao consumidor para efetuar o pagamento em um totem disponível.
“A particularidade de uma loja de praia, que recebe um número significativamente maior de clientes de um dia para o outro durante a alta temporada, nos impôs o desafio de proporcionar uma experiência positiva ao cliente, reduzindo o tempo de espera nas filas de checkout. Estamos satisfeitos com os resultados e já planejamos expandir essa solução para outras unidades da rede”, afirma Monique.
Além do aspecto tecnológico, a participação humana desempenha um papel crucial no sucesso do método Papa Filas, conforme destaca a CEO do Moniari. “Os clientes notam o papel proativo do atendente, que muitas vezes vai até eles na fila, garantindo a otimização do tempo”, ressalta.
A estação de pagamentos do Papa Filas oferece diversas opções, incluindo cartão de crédito, débito, PIX e carteiras digitais. “Os totens de pagamento foram projetados com uma interface de fácil acesso desde o início do projeto, priorizando a usabilidade para os clientes”, completa Flávio Roman, gerente de produtos da Totvs, a empresa desenvolvedora do software. Com o sucesso da implementação em Balneário Gaivota, a expectativa é que essa inovação em atendimento logo esteja disponível em outras unidades da rede Super Moniari, proporcionando uma experiência mais eficiente e ágil para os clientes.
Redação SuperHiper