Batizada de “Sol do Amanhã”, a nova identidade visual homenageia a história do atacadista e traz protagonismo ao principal símbolo da Companhia com design e tipografia modernos
Marcando o início das comemorações de 50 anos de história da marca, o Assaí Atacadista apresenta seu novo logotipo. Conectada ao posicionamento adotado no início de 2023, “Para todos, de Sol a Sol”, a identidade visual revitaliza e reforça a simbologia da empresa, incorporando um design e tipografia modernos. O novo logo destaca um sol nascendo no horizonte para iluminar os dias com brilho intenso, enquanto também faz uma homenagem à origem do atacadista: o nome Assaí tem origem na palavra japonesa “asahi”, que significa “sol da manhã”.
De acordo com Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes da Companhia, a evolução do logo reflete o crescimento da marca ao longo das últimas décadas. Entre 2011 e 2023, o Assaí Atacadista expandiu significativamente, passando de 59 para 288 lojas em todo o Brasil, com um aumento de quase 20 vezes no faturamento e uma equipe com mais de 80 mil colaboradores. Tornando-se o primeiro Cash & Carry puro listado na B3 e na NYSE, alcançando o status de Corporation, uma empresa de capital pulverizado, sem um controlador único.
“São 50 anos de uma trajetória de sucesso, atualmente, o Assaí está presente em 1 a cada 4 lares do país. Orgulhando-nos de nossas conquistas, este momento histórico marcou a escolha certa para a modernização da nossa marca. O novo logotipo representa o desenvolvimento contínuo de uma marca que trabalha incansavelmente, de Sol a Sol, para fazer parte do cotidiano de mais de 35 milhões de clientes que nos visitam mensalmente”, comenta Yamamoto.
Construção do novo logo
A cadência das cores quentes e a geometria das linhas projetam um Sol mais evidente, vibrante e acolhedor. Este Sol surge acima da palavra Assaí, combinada a uma tipografia forte, moderna e imponente, que sustenta, com equilíbrio, o principal símbolo da marca. “Ao longo do período de construção do novo logotipo, compreendemos que todas as composições que comunicam a marca Assaí precisam transmitir uma mensagem objetiva e transparente sobre nosso negócio. É essencial que sejam verdadeiras com a realidade do nosso público e autênticas em expressar nossa brasilidade”, explica Yamamoto.
Estratégia para construção da nova identidade visual
Em colaboração com a Troiano Branding, empresa especialista em construção de marca, e a StarMKT, house agency do Assaí, foi realizado um estudo completo da marca anterior para entender as suas fortalezas e aprimorá-las para o novo logotipo. A partir de um diagnóstico detalhado, a consultoria identificou seis elementos chave do Assaí, que foram contemplados em uma tradução do propósito da Companhia, os quais foram traduzidos visualmente, representando fielmente o propósito da Companhia.
• O sol é para todos: suas cores, agora mais definidas, representam em seu colorido a ideia de um lugar mais democrático e inclusivo;
• O brilho da simplicidade: o brilho formado por suas antigas ondas agora está mais simples, objetivo e sem interferências;
• De sol a sol: ao destacar o sol, a marca mostra determinação e o orgulho que tem de ser um verdadeiro sol nascente;
• Sonhos iluminados: a nuance gradativa das cores quentes traz o calor e o brilho de uma luz solar que ilumina o olhar de quem vê;
• Energia que impulsiona: a tipografia se libertou ao adotar toda a energia que o módulo continha. E essa liberdade impulsionou o crescimento do nome Assaí, agora mais evidente e poderoso;
• Calor que acolhe: o sol ganhou o protagonismo da marca, está mais vivo, leve e confortável. Um desejo de ser um sol mais simples e próximo.
“Chegamos a um novo logo que representa um sol simples, que enxerga o futuro e homenageia os 50 anos de história do Assaí, com uma tipografia confortável e mais presença”, destaca a executiva.
Logo Atual Logo Novo
Em comparação à identidade visual anterior, as ondas se transformaram em linhas retas para trazer a história do primeiro semicírculo na linha do tempo da marca, ao mesmo tempo que preserva os espaços de cores. Agora, a nuance do gradiente solar permanece na mesma altura das ondas do novo desenho. Além disso, a presença forte das letras e dos seus alinhamentos proporcionados pelas serifas substituem o retângulo do módulo. Desta forma, foi possível aumentar significativamente o nome Assaí. E com a designação do negócio mais suave e espaçado, as letras estão mais livres, com um respiro maior, deixando uma leitura mais confortável, sem perder a presença.
Nova identidade visual
A partir do dia 19 de fevereiro, o novo logo já estará disponível em todos os pontos de contato digitais da marca (site, aplicativo e redes sociais) e todas as lojas inauguradas da Companhia em 2024 e 2025 já estarão com a nova identidade visual. Atualmente, testes foram realizados em três lojas localizadas em São Luís (MA), Bauru (SP) e na primeira loja do Assaí, na Vila Carrão, em São Paulo (SP). Já o parque de lojas atual receberá atualizações da identidade visual da marca ao longo dos próximos anos e de acordo com o cronograma de manutenção e reformas das unidades.
Redaçaõ SuperHiper