Busca por descontos é o “novo normal” nos supermercados

Leia em 1min 30s

Nos EUA, restrições orçamentárias e aumento do endividamento forçam consumidores a buscar alternativas para reduzir gastos

 

Por Renato Müller

 

Os clientes dos supermercados continuam preocupados com a alta dos preços e uma grande parcela do público está fazendo mudanças significativas em seu comportamento para fazer o orçamento durar até o fim do mês. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Advantage Solutions com mais de 8.000 consumidores nos Estados Unidos.

 

Desenvolvido no último trimestre do ano passado, o levantamento mostra que 55% dos consumidores migraram para opções mais baratas de produtos, enquanto 52% trocaram marcas para economizar. Além disso, 54% diminuíram o tamanho de suas cestas, enquanto um terço dos clientes chegou a mudar de varejista para reduzir seus custos. Um em cada 5 está indo além, diminuindo o número de refeições diárias.

 

“Esse tem sido um período difícil para os consumidores”, afirma Jill Blanchard, presidente da Advantage Solutions. “Para os clientes, o ‘novo normal’ é buscar ofertas e promoções constantemente”, acrescenta. Segundo a empresa, o aumento dos preços dos produtos se soma ao crescimento do endividamento da população americana, fazendo com que exista menos renda disponível para consumo.

 

O movimento de “trade down” não afeta somente o setor de alimentos: mais consumidores têm optado por evitar idas ao restaurante ou entretenimento fora de casa, preferindo preparar suas refeições em casa e trocando seus itens preferidos por opções mais baratas. “A indústria tem procurado atender a esse comportamento dos consumidores oferecendo alternativas mais baratas, embalagens menores e produtos de marca própria dos supermercados”, analisa Jill.


Redação SuperHiper 

Veja também

Ceará: Diniz Supermercados planeja construção de um novo Centro de Distribuição

Empreendimento com 26 mil m² será instalado no Distrito Industrial do Cariri   Como meta de expans&at...

Veja mais
Atacarejo da Comercial Zaffari anuncia primeira inauguração do ano

Em expansão, Stock Center chega em São Borja, RS, com abertura ao público em 19 de março; lo...

Veja mais
Varejo americano não acredita na “morte do self checkout”

Para vice-presidente do FMI, tecnologia continua forte no mercado, apesar de “ressaca” em algumas redes &nb...

Veja mais
Pague Menos realiza Festival com foco em Saudabilidade

Entre os dias 14 e 29 de fevereiro, os clientes que visitarem uma das 36 lojas da rede encontrará diversas op&cce...

Veja mais
Market4u: liderança em microfranquias no país

Levantamento nacional realizado pela Associação Brasileira de Franchising coloca a rede com 2 mil opera&cc...

Veja mais
RS: Carrefour adianta abertura de Atacadão em Cachoeirinha

Filial está localizada na avenida Flores da Cunha, região metropolitana de Porto Alegre   A filial ...

Veja mais
Supermercado Coocerqui recebe nova logomarca

Nova identificação visual mantém a essência de uma Cooperativa que pensa na qualidade e na ex...

Veja mais
Walmart negocia compra da fabricante de televisores Vizio por US$ 2 bilhões

Adicionar essas TV’s dará a empresas como JM Smucker e Kraft Heinz KHC mais telas para exibir seus an&uacut...

Veja mais
Bandeira Achei! Atacarejo é lançada em São José dos Campos, SP

Responsável pelo empreendimento, Grupo Máximo pretende gerar no local aproximadamente 500 empregos diretos...

Veja mais