COOP fecha o exercício de 2023 com faturamento de R$ 2,7 bi

Leia em 3min 40s

No período, a rede de varejo também gerou cerca de 1 mil empregos e chegou a 129 mil novas associações, acumulando um total de 754 mil novos associados na última década

 

Com a presença de cooperados, fornecedores e da equipe de gestores e do Conselho de Administração, a Coop realizou, na manhã desta quarta-feira, 27, a Assembleia Geral Ordinária para apresentação dos resultados financeiros e contábeis do exercício de 2023.

 

Segundo o balanço, o faturamento do período atingiu o montante de R$ 2,7 bilhões, mais de 33 milhões de compras registradas em seus checkouts e R$ 77 milhões investidos em seis novas unidades de negócios, em melhorias em tecnologia, implantação de cafeterias e reformas para aplicação da nova identidade visual das lojas de supermercado e drogarias. No período, a rede também gerou cerca de 1 mil empregos novos e proporcionou mais de R$ 300 milhões em ofertas e R$ 14 milhões em descontos exclusivos para os seus cooperados.

 

“O cenário macroeconômico, marcado pelo elevado endividamento das famílias e associado às taxas de juros nos níveis ainda estratosféricos, foi um dos elementos externos mais importantes, impactando todo o varejo. No ambiente econômico, a confiança do consumidor – crucial para nosso setor –, também não atingiu os patamares que imaginávamos, refletidos nos expressivos 76% das famílias brasileiras endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de bens, Serviços e Turismo – CNC”, explica o diretor-geral Pedro Mattos. Por essa razão, a Coop usou como estratégia elevar a carga promocional ocasionando redução em suas margens.

 

Em 2023, a rede de varejo chegou a 129 mil novas associações, acumulando um total de 754 mil novos associados na última década. No ano passado, mais de 1 milhão de cooperados realizaram compras nas unidades – um crescimento de quase 4% na base ativa, em relação a 2022.

 

“A nossa plataforma de e-commerce, desenvolvida para os negócios supermercado e drogaria responde à demanda crescente por parte dos nossos cooperados e clientes. Isso reforça a conveniência como uma das entregas da marca Coop. Iniciado em 2019, o nosso comércio eletrônico cresceu mais de 1.350% em número de pedidos atendidos ao ano, sendo que no último, crescemos 30% com mais de 230 mil pedidos na plataforma”, acrescenta Pedro Mattos.

 

Para este ano, estão previstas novas unidades de supermercado e de drogarias, além de melhorias em infraestrutura e tecnologia, visando intensificar ainda mais os três atributos da marca: convivência, consciência e conveniência.

 

Marca em destaque
Prestes a completar 70 anos, a Coop exerce com maestria os princípios de ESG e forte comprometimento com os cooperados, clientes e com as comunidades onde possui unidades de negócios. No ano passado, a Coop foi certificada e reconhecida em diversos segmentos: da excelência operacional até o trabalho em favor da população menos favorecida.

 

A rede foi contemplada com o 3º lugar do Prêmio Abemd por conta do uso inteligente da tecnologia de dados pela área de Relacionamento com o Cliente; foi homenageada pela parceria com o programa Sesc Mesa Brasil de Santo André e recebeu o selo O Cliente Recomenda – Experience Awards em São José dos Campos, o Selo de Solidariedade de São Bernardo do Campo e o Selo de Empresa Amiga do Banco de Alimentos de Diadema. A Coop também foi recertificada com a ISO 45001 – voltada para a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais.

 

Por meio de sua plataforma de responsabilidade social, Coop Faz Bem, a rede realizou 34.446 atendimentos nos programas de saúde e bem-estar; colaborou com a doação de 1 milhão de kg de alimentos para famílias em vulnerabilidade social; destinou R$ 1,8 milhão em projetos para a comunidade; empregou mais de 78 mil horas de treinamento interno para os seus colaboradores e destinou 2,7 milhões de kg de resíduos ao descarte correto através de coletores específicos em suas unidades.

 

Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 72 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

 

Redação SuperHiper

Veja também

Grupo Nova Era oferece 230 vagas de emprego em Manaus (AM)

Além da capital amazonense, a empresa abriu 14 vagas para unidade de Boa Vista, Roraima   Presente em tr&e...

Veja mais
Mr. Estoque atende mais de 140 mil pedidos no último ano

Em 2023, e-commerce consolidou operação no Rio Grande do Sul e celebra taxa de conversão acima da m...

Veja mais
Por eclipse, Wegmans fecha lojas nos EUA

Quase 50 pontos de venda da rede ficarão fechados por 30 minutos para que colaboradores possam acompanhar evento ...

Veja mais
RS: Supermercados Ávila compra loja da Cooperativa Languiru

Localizada no bairro Canabarro, a unidade negociada envolveu a venda da operação e locação d...

Veja mais
OXXO inaugura sua loja número 500 após 3 anos no Brasil

Localizada no bairro da Aclimação, centro da capital paulista, é marco importante na estraté...

Veja mais
Grupo Marche anuncia Roberta Becker como nova Diretora de Marketing

Executiva será responsável pelas marcas St Marche e Empório Santa Maria   Roberta Becker &ea...

Veja mais
MG: Irmão Supermercados implementa caixas de autoatendimento

Localizada na cidade de Caratinga, a primeira loja da rede com esse novo sistema de pagamento possibilita maior agilidad...

Veja mais
Super Moniari celebra 34 anos e lança programa de relacionamento com clientes

Os benefícios e descontos exclusivos serão oferecidos para todos os clientes que realizarem seu cadastro e...

Veja mais
Rede Pague Menos reinaugura dois Supermercados no interior de São Paulo

As lojas da Paschoal Ardito, em Americana, e José Ometo, em Araras, abrirão suas portas após um per...

Veja mais