Walmart reforça liderança na venda de alimentos

Leia em 2min

Empresa tem uma participação de 21,4% no setor; vice-líder Kroger tem apenas 8,8% de share

 

A empresa que mais vende alimentos nos Estados Unidos não é uma supermercadista – e essa é uma curiosidade cada vez mais intensa. O Walmart, classificado como uma rede de lojas de departamentos de descontos, é o principal varejista de alimentos americano, com uma participação de mercado de 21,7%, de acordo com dados da Numerator.

O segundo lugar, aí sim, pertence a uma rede de supermercados; a Kroger tem um market share de 8,8%. A Costco, um clube de atacado e não um supermercadista “puro”, fecha o pódio, com uma participação de mercado de 8,2%. A seguir estão Albertsons (5,4%) e mais um clube de atacado, o Sam`s Club, com 4,3%.

Um fator que explica a forte presença de empresas que não são puramente supermercadistas na lista dos maiores vendedores de alimentos é sua presença nacional. O Walmart, por exemplo, com mais de 4.000 pontos de venda no mercado americano, está próximo de consumidores de todos os perfis, em todas as regiões do país. Costco e Sam’s Club também estão espalhados por todo o território americano, o que não acontece com as redes de supermercados, que são tipicamente regionais (embora com forte presença em suas regiões de origem). Um cenário que não é tão diferente do mercado brasileiro, em que o atacarejo tem uma presença geográfica mais ampla que os supermercados.

Mas não é só isso que explica a relevância dos supercenters e clubes de atacado no mercado americano. A análise dos números dos últimos três anos mostra que, de forma geral, as redes de supermercados estão perdendo participação, enquanto formatos mais focados em descontos têm avançado. O líder Walmart, por exemplo, viu sua participação de mercado subir de 20% em 2022 para os atuais 21,7%. No mesmo período, a Costco avançou de 7,8% para 8,8%. Já a Kroger recuou de 9,7% para 8,8% e a Albertsons, de 5,6% para 5,4%.

Isso se deve, principalmente, à busca dos consumidores por fazer mais com seus orçamentos: em meio à perda de poder de compra, os clientes têm buscado opções mais econômicas, seja comprando em grandes quantidades para aproveitar ofertas, aproveitando mais promoções ou trocando para produtos de marcas próprias.

 

Redação Super Hiper.


Veja também

X Supermercados inaugura loja de 3 mil m² no Shopping Aricanduva (SP)

Com previsão de abertura até o final do mês de junho, a unidade gerou 300 empregos direitos e mais d...

Veja mais
Rede Máximo de Supermercados reinaugura loja em São José dos Campos, SP

Modernizado e espaçoso, o ambiente da unidade foi redesenhado para ser mais acolhedor, oferecendo aos clientes um...

Veja mais
Grupo Koch abre 150 vagas de emprego para 1ª loja em Canelinha, SC

As oportunidades são para posições de liderança e operacionais, como gerente, supervisor, as...

Veja mais
Expovinho 2024 no Savegnago Supermercados terá mais de 400 rótulos nacionais e importados

Haverá também uma seleção de produtos ideais para acompanhamento da bebida, como embutidos f...

Veja mais
Dom Atacadista celebra as festas juninas com os seus clientes

Rede espera aumento nas vendas e ótimo público nas lojas, durante o mês de junho     As ...

Veja mais
Grupo Supernosso encerra parceria com o Carrefour Brasil em 15 lojas

Varejista mineira ainda divulgou que pretende inaugurar, muito em breve, três novas lojas e reabrir outras quatro ...

Veja mais
Mercadinhos São Luiz inaugura loja em Fortaleza, CE

Com 689,28m2, unidade aposta no food service e adega sofisticada   Em plena expansão em 2024, o Grupo...

Veja mais
Wishbone adquire ações do Assaí Atacadista

Em comunicado ao mercado, empresa supermercadista descreve como “relevante” a aquisição das a&...

Veja mais
Assaí Aricanduva ganha padaria e empório de frios

Novos serviços disponíveis na unidade chegam para oferecer mais opções de produtos aos morad...

Veja mais