Sam’s Club celebra crescimento vigoroso

Leia em 3min 30s

Após aquisição feita pelo Grupo Carrefour Brasil, o único clube de compras atuante no Brasil conta com 3 milhões de sócios

 

  Único clube de compras presente no Brasil com lojas físicas e online, o Sam’s Club não para de crescer pelo país afora. A rede varejista conta hoje com 56 unidades espalhadas em 16 estados e no Distrito Federal. Para os próximos anos a empresa tem como objetivo, dobrar de tamanho, chegando a 100 lojas antes de 2030.

  Em entrevista à revista Isto É, o CEO do Sam’s Club Brasil, José Rafael Vasquez, falou sobre o novo cenário que a empresa está vivendo após ter sido comprada há 2 anos do Walmart pelo Grupo Carrefour Brasil.

  “O Sam’s Club aumentou sua receita em 79,4% no ano de 2023 em comparação a 2022. Ela saiu de um patamar de vendas de R$ 3,5 bilhões para R$ 6,3 bilhões. Dentro do resultado total do Carrefour de R$ 115,5 bilhões em 2023, o Sam’s Club passou de 3,24% em 2022 para 4,45% em 2023. Os resultados do primeiro semestre de 2024 já apontam uma participação maior, atingindo os 5,75%”, declarou Vasquez.

 

Número de sócios

  Em dezembro de 2022, o número de sócios do Sam’s Club que pagam uma anuidade de R$ 75 era de 682 mil clientes. Já em dezembro de 2023 o número passou para 851 mil e bateu em maio de 2024 o expressivo número de 3 milhões de sócios.

  Muito desse vigoroso resultado tem por trás algumas ações de marketing realizados pela empresa, especialmente on-line. Por via digital o aumente de sócios foi de 662%. Hoje são 1,5 mil novos clientes por dia.

 

Transformação

  Em entrevista à revista SuperHiper de maio de 2024, o CEO do Grupo Carrefour, Stephane Maquaire, se mostrava bastante contente com os resultados do Sam’s Club no Brasil. “O formato ficou um pouco de lado (antes da aquisição da bandeira pelo Grupo Carrefour). E quando entramos neste canal, vimos rapidamente o potencial, investimos muito para trazer o Sam’s Club de volta ao jogo.

  Questionado sobre como foi a preparação para o crescimento, reformulação e desenvolvimento da bandeira Sam’s Club, Stephane declarou “nós nos aproximamos rapidamente do Walmart (antigo dono do Sam’s Club Brasil) para ver o que estavam fazendo nos Estados Unidos e México, em termos de serviço e marca própria. Usamos muito o lado digitalizado do nosso banco e inserimos serviços que não existiam antes e evoluímos nos contatos com os antigos sócios para ativá-los, além de atrair novos sócios para virem em nossas lojas com mais frequênciaFoi uma jornada de aprendizado. Por exemplo, quando abrimos um Carrefour ou um Atacadão, é um modelo, mas no Sam’s Club é um pouco diferente, porque falamos de sócios. E quando abrimos uma nova loja do Sam’s Club, procuramos abrir perto das casas da nossa base de sócios, para que ele tenha mais conveniência e comodidade. O que contribuiu para o sucesso do Sam’s Club foi olhar a quantidade de sócios ativos e fidelizar o nosso sócio”.

  O CEO Sams’ Club Brasil, José Rafael Vasquez, diz que “no Sams vale a teoria: menos é mais”. O sortimento é menor, mas a curadoria é exigente para que um produto mais premium esteja nas prateleiras. “A gente vai atrás de itens que façam muito sentido ao perfil do sócio que a gente atende. É gerar valor agregado sempre”, diz Vasquez

  Do total de vendas, 25% são de produtos importados. No clube de compras o sócio tem a disposição, diversos itens exclusivos, tanto nacionais (kit de carnes para a semana preparado pela Friboi), como produtos importados (tâmara de Dubai e Bombons da Turquia)

“É como se déssemos um pulinho no Sam’s Club de Miami, tudo que tem lá, tem aqui também”, completou Vasquez.

 

Inaugurações

  Diante do grande sucesso, o Grupo Carrefour pretende abrir ainda em 2024 entre sete e nove lojas. O plano é dobrar de tamanho em cinco anos e chegar a 100 lojas antes de 2030.

 

 

Fonte: Redação SuperHiper.


Veja também

Grupo Pereira prorroga troco solidário em dobro

Mobilização da empresa pela reconstrução do Rio Grande do Sul segue com apoio a funcion&aacu...

Veja mais
Supermercados Cercar inaugura Adega

Novo setor da rede varejista promete oferecer nova experiência de compras para os clientes     Em cele...

Veja mais
Super Lucas Supermercados investe mais de R$ 8 milhões na ampliação da loja de Campos Novos (SC)

Empreendimento terá o dobro de tamanho e contará com 70 novas vagas de estacionamento     Segu...

Veja mais
Atacadão abre primeira loja na França

Unidade inaugurada na cidade de Aulnay-sous-Bois, nos arredores de Paris, é o investimento mais importante realiz...

Veja mais
Rede Supernosso reinaugura quatro lojas em BH e prevê faturar R$ 4,5 bi

“A readequação dessas lojas irá melhorar a experiência de compra de nossos clientes&rdq...

Veja mais
Atacadão inaugura duas lojas na Bahia e uma no Ceará

Com as novas ativações, o grupo varejista ultrapassa a marca de 370 unidades pelo país   &nb...

Veja mais
Mambo inaugura 2ª loja no bairro Higienópolis, em São Paulo

Empreendimento com 1480m² de área de venda recebeu R$ 25 milhões de investimento e foram gerados 180 ...

Veja mais
#AjudaSul: Supermercado Super Nova arrecada 1 tonelada de doações para o RS

Itens como água mineral, alimentos, roupas, higiene pessoal, limpeza e ração para pets foram entreg...

Veja mais
Stok Center reabre loja da Assis Brasil em Porto Alegre

Após 40 dias da inundação que assolou o estado do Rio Grande do Sul, o empreendimento já ope...

Veja mais