O Grupo Pão de Açúcar fechou as lojas de artigos esportivos da marca Taeq. A rede varejista vendia roupas e acessórios para a prática de esportes em 15 lojas que ficavam dentro dos supermercados da empresa, em algumas capitais do país.
A operação foi descontinuada depois que a empresa constatou, por meio de estudos, que o grupo deveria focar os investimentos da marca Taeq (lançada em 2006) na área de alimentos saudáveis. Segundo o GPA, a decisão não está relacionado à performance geral da marca. Existiam lojas - que funcionavam no formato "store in store" - em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza, segundo site da marca.
A possibilidade de a empresa não ter tido o retorno esperado entre os consumidores com a linha de artigos esportivos pode explicar a decisão, diz Claudio Felisoni, coordenador geral do Provar. "Estudos mostram que produtos marca própria vão muito bem em itens de consumo corrente, como alimentos e produtos de higiene e limpeza. O volume vendido garante boas margens", disse. "Em outros países, não há exemplos de grande sucesso na venda de itens esportivos com marcas próprias dos supermercados".
Segundo a companhia, as lojas especializadas faziam parte de um projeto piloto e estavam sob avaliação. "Como é verificado em todo mercado, a marca, suas linhas de produtos e estratégias são continuamente avaliadas para que estejam aderentes às necessidades dos consumidores e a proposta do negócio", informa em nota do GPA.
"Dessas análises, ficou constatada a relevância cada vez maior de Taeq no segmento de alimentação saudável e a marca vem fortalecendo as linhas de alimentos, em especial a de orgânicos e itens frescos ", e continua: "Dessa maneira, as lojas especializadas de Taeq Esporte que encontravam-se em avaliação (piloto) foram descontinuadas".
Os espaços ocupados nos supermercados pelas lojas estão sendo utilizados hoje para a venda de sacolas recicláveis, por exemplo, assim como para a ampliação de áreas, como padaria. O GPA não avalia hoje um novo projeto que possa substituir a Taeq Esporte.
A comercialização de roupas nas grandes varejistas - que vendem essas mercadorias normalmente em áreas dentro de hipermercados - passou por uma série de ajustes nos últimos anos, na tentativa de mudar os hábitos de compra do consumidor. Redes fizeram ações nesse sentido.
Mas os especialistas entendem que a venda da marca Taeq de roupas não pode ser comparada à estratégia de comercialização de vestuário em hipermercados - os públicos são diferentes, assim como a estratégia das marcas.
O GPA informou ainda que a Taeq continuará "com um forte posicionamento estratégico" para o grupo no segmento alimentar e há "uma previsão agressiva de lançamentos neste ano".
Veículo: Valor Econômico