DMA, que reúne Epa, Martplus e Via Brasil, faturou R$ 2,01 bilhões no ano passado e é a décima no ranking.
Três das vinte maiores redes de supermercados do Brasil são de Minas Gerais. A maior, que ocupa a décima posição no ranking nacional, é a DMA Distribuidora, que engloba Epa, Martplus e Via Brasil. Juntos, os três faturaram no ano passado R$ 2,01 bilhões em 94 lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A rede é seguida de perto pelos Supermercados BH, cujo faturamento em 2011 foi de R$ 1,9 bilhão, em 112 lojas em todo o Estado. Na vigésima posição no Brasil e terceira em Minas aparece a Multiformato Distribuidora, do Apoio e Super Nosso, que faturou R$ 1,03 bilhão, em 22 lojas.
A Rede Bahamas, de Juiz de Fora, que ano ano passado estava entre as vinte maiores do país, neste ano não aparece no ranking. Já a DMA caiu da sétima para a décima posição, com crescimento de 4,1% no faturamento, enquanto o Supermercados BH subiu um ponto, indo da décima segunda para a décima primeira posição. Este desempenho é fruto do crescimento de 23,5% no total faturado pelo grupo, que inaugurou em 2011 oito novas lojas, depois de ter aberto 17 em 2010. O Apoio e Super Nosso foi o que mais incrementou o faturamento, 59%. Foi o maior crescimento percentual verificado no país entre os vinte maiores supermercados.
O levantamento indica também grande concentração de redes de supermercados no Brasil. Do total faturado pelas vinte maiores empresas (R$ 139,8 bilhões), 81%, ou R$ 114 bilhões, foram gerados pelos cinco maiores grupos. Os três primeiros do ranking de São Paulo: Companhia Brasileira de Distribuição (leia-se Pão de Açúcar, com faturamento de R$ 52,7 bilhões), Carrefour (R$ 28,8 bilhões) e Wal-Mart (R$ 23,7 bilhões).
Muito abaixo deles estão o quarto e quinto colocados do ranking, o Cencosud Brasil, rede chilena que se encontra em expansão no Brasil, com sede em Sergipe, cujas vendas alcançaram em 2011 R$ 6, 2 bilhões - um crescimento de 78,1% sobre 2010 -, e a Companhia Zaffari, do Rio Grande do Sul, com faturamento bruto de R$ 2,9 bilhões.
Pulverização - Ao contrário do que acontece no Brasil, em Minas o setor de supermercados é extremamente pulverizado, com cerca de 3.600 empresas responsáveis por 6.795 lojas em todo o Estado, segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis). Contudo, o maior grupo do Estado, a DMA Distribuidora, só tem lojas em Belo Horizonte.
Na região Centro-Oeste o grupo predominante é a Rede ABC, com sede em Divinópolis. Já no Vale do Rio Doce os maiores supermercados são o Araújo e o Diniz Coelho, enquanto na Zona da Mata a prevalência é do Bahamas. A maioria, entretanto, tem uma ou duas lojas.
A projeção da Amis é de que até o final de 2012 passem a funcionar em Minas 6.840 supermercados, 45 unidades a mais. O setor, que até 2011 dava emprego para 140 mil pessoas, chegará ao final deste ano com 148 mil postos de trabalho. Os investimentos chegarão a R$ 250 milhões.
Veículo: Diário do Comércio - MG