Três redes mineiras entre as maiores do país

Leia em 2min 40s

DMA, que reúne Epa, Martplus e Via Brasil, faturou R$ 2,01 bilhões no ano passado e é a décima no ranking.



Três das vinte maiores redes de supermercados do Brasil são de Minas Gerais. A maior, que ocupa a décima posição no ranking nacional, é a DMA Distribuidora, que engloba Epa, Martplus e Via Brasil. Juntos, os três faturaram no ano passado R$ 2,01 bilhões em 94 lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A rede é seguida de perto pelos Supermercados BH, cujo faturamento em 2011 foi de R$ 1,9 bilhão, em 112 lojas em todo o Estado. Na vigésima posição no Brasil e terceira em Minas aparece a Multiformato Distribuidora, do Apoio e Super Nosso, que faturou R$ 1,03 bilhão, em 22 lojas.

A Rede Bahamas, de Juiz de Fora, que ano ano passado estava entre as vinte maiores do país, neste ano não aparece no ranking. Já a DMA caiu da sétima para a décima posição, com crescimento de 4,1% no faturamento, enquanto o Supermercados BH subiu um ponto, indo da décima segunda para a décima primeira posição. Este desempenho é fruto do crescimento de 23,5% no total faturado pelo grupo, que inaugurou em 2011 oito novas lojas, depois de ter aberto 17 em 2010. O Apoio e Super Nosso foi o que mais incrementou o faturamento, 59%. Foi o maior crescimento percentual verificado no país entre os vinte maiores supermercados.

O levantamento indica também grande concentração de redes de supermercados no Brasil. Do total faturado pelas vinte maiores empresas (R$ 139,8 bilhões), 81%, ou R$ 114 bilhões, foram gerados pelos cinco maiores grupos. Os três primeiros do ranking de São Paulo: Companhia Brasileira de Distribuição (leia-se Pão de Açúcar, com faturamento de R$ 52,7 bilhões), Carrefour (R$ 28,8 bilhões) e Wal-Mart (R$ 23,7 bilhões).

Muito abaixo deles estão o quarto e quinto colocados do ranking, o Cencosud Brasil, rede chilena que se encontra em expansão no Brasil, com sede em Sergipe, cujas vendas alcançaram em 2011 R$ 6, 2 bilhões - um crescimento de 78,1% sobre 2010 -, e a Companhia Zaffari, do Rio Grande do Sul, com faturamento bruto de R$ 2,9 bilhões.


Pulverização - Ao contrário do que acontece no Brasil, em Minas o setor de supermercados é extremamente pulverizado, com cerca de 3.600 empresas responsáveis por 6.795 lojas em todo o Estado, segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis). Contudo, o maior grupo do Estado, a DMA Distribuidora, só tem lojas em Belo Horizonte.

Na região Centro-Oeste o grupo predominante é a Rede ABC, com sede em Divinópolis. Já no Vale do Rio Doce os maiores supermercados são o Araújo e o Diniz Coelho, enquanto na Zona da Mata a prevalência é do Bahamas. A maioria, entretanto, tem uma ou duas lojas.

A projeção da Amis é de que até o final de 2012 passem a funcionar em Minas 6.840 supermercados, 45 unidades a mais. O setor, que até 2011 dava emprego para 140 mil pessoas, chegará ao final deste ano com 148 mil postos de trabalho. Os investimentos chegarão a R$ 250 milhões.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Pão de Açúcar sobe acima do índice no ano

Os investidores parecem ter posto em segundo plano a mudança de controlador do Grupo Pão de Aç&uacu...

Veja mais
Faturamento dos supermercados gaúchos cresce 12,6% em 2011

O faturamento dos supermercados do Rio Grande do Sul pesquisados pela Agas, associação que reúne as...

Veja mais
Hiperminas amplia seus negócios na Capital

Os negócios da Hiperminas, dona da bandeira Araújo, avançam na Capital. A rede, que atua no segment...

Veja mais
Supermercados gaúchos avançam 6,1% em 2011

Mesmo enfrentando dificuldades, o setor supermercadista gaúcho cresceu 6,1% em 2011, de acordo com o Ranking Agas...

Veja mais
O drama de Abilio

A três meses de deixar o comando do Pão de Açúcar, o empresário ainda busca, insistent...

Veja mais
Acats comemora 40 anos de fundação

      Adriano Manoel dos Santos, presidente da Associação Catarinense de...

Veja mais
Coop amplia unidade de distribuição em Ribeirão Pires

  Está prevista para o final do mês de maio a reinauguração da unidade de distribui&cce...

Veja mais
O poder de atração do atacarejo

Descoberto pelo consumidor das classes C e D, que busca preços mais baixos, modelo cresce e vira prioridade entre...

Veja mais
Renda forte devolve fôlego a supermercados

Com um aumento expressivo nas vendas, o setor supermercadista, começou o ano com resultados interessantes. A &aac...

Veja mais