Os moradores da zona Norte da Capital passam a contar com o maior empreendimento do Grupo Zaffari a partir de amanhã, quando o Bourbon Shopping Wallig, localizado na Assis Brasil, entre a avenida Francisco Trein, a rua Antonio Joaquim e a avenida Grécia, abre as portas.
Classificado como o “maior prédio de Porto Alegre” pelo diretor de expansão da rede, Cláudio Luiz Zaffari, o edifício conta com quatro pavimentos, somando 199,2 mil metros quadrados de área construída e 45,6 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). Além das 230 lojas previstas, no local funcionarão oito salas de cinema, praça de alimentação para até mil pessoas, alameda gastronômica e 3 mil vagas de estacionamento cobertas. A primeira fase do empreendimento inaugura com 72% das operações a pleno, incluindo a maioria das seis lojas-âncoras. A estimativa é de que circulem por ali em torno de 30 mil pessoas por dia.
Resultado de um investimento de R$ 270 milhões – que incluiu também a construção de uma subestação independente de energia elétrica em parceria com a CEEE e melhorias mitigatórias de vias do entorno – a sétima unidade da rede Bourbon Shopping irá gerar 3 mil empregos diretos, e deverá contar com 96% das lojas operando até junho, quando novas inaugurações devem ocorrer. Além do Hipermercado Zaffari, as principais operações do empreendimento serão as marcas Renner, C&A, Riachuelo, Centauro e Marisa. O diretor de expansão pontua que o novo shopping foi pensado para atender a todos os públicos e camadas sociais, sendo este um de seus maiores diferenciais.
Uma das novidades de varejo que chegam com o Bourbon Wallig é a primeira loja brasileira de eletroeletrônicos LG. Já na área de entretenimento, o principal atrativo promete ser a primeira sala iMAX do Estado, especial para projeção de filmes 3D. O espaço contará com 370 lugares, uma grande tela e ângulos e proximidades que irão inserir melhor o espectador no efeito 3D, garante Zaffari. “Todo o empreendimento chega com características parecidas com o Bourbon Shopping de São Paulo”, compara o executivo. Inaugurado em 2008, o negócio estabelecido na capital paulista vem rendendo bons resultados ao Grupo – que já estuda outras áreas possíveis de comportarem uma provável segunda unidade da empresa naquele estado. “Apesar disso, nosso foco continua sendo o Rio Grande do Sul”, pontua Zaffari, negando a possibilidade de a rede investir em outras capitais brasileiras.
A segunda fase do Bourbon Wallig será multiuso, adequada a congressos e shows. “Mas ainda não há nada definido. Estamos realizando estudos complementares para desenvolver o projeto executivo desta etapa do empreendimento”, pondera Zaffari, calculando que ainda serão necessários mais seis meses para que este processo seja concluído.
Empreendimento pretende atrair público da Região Metropolitana
O diretor de expansão da rede ressalta que o novo empreendimento possui “área de influência regional”, uma vez que visa a atender também moradores de cidades da Região Metropolitana. “Esta classificação deve-se ao porte do equipamento, ao número e diversificação de operações e, em especial, por estar localizado próximo às principais vias de acesso à Capital.” Zaffari lembra que a zona Norte começou a fazer parte do desenvolvimento da cidade na década de 1940, quando grandes empreendimentos foram se erguendo na região, mas também deixando “vazios urbanos” em torno de polos comerciais, hospitais, educandários e grandes conjuntos comerciais.
De olho no potencial da região, o grupo comprou o terreno que abriga o empreendimento em 1995. Desde lá, iniciou o processo “desafiador” de investir no ponto. “Estamos a 15 minutos de 670 mil moradores de Porto Alegre e de 53% da renda da cidade disponível para compras, além de acessíveis a pessoas de outros municípios da Região Metropolitana”, diz Zaffari, explicando que a empresa acredita que o investimento irá gerar resultado positivo ao longo do tempo. “Além disso, é difícil encontrar uma área deste porte na cidade”, destaca, lembrando que a região irá “valorizar muito” com a chegada do metrô. Não é à toa, que o empreendimento já possui acesso previsto para quem chegar ao bairro através deste meio de transporte, que está em vias de ser implementado na Capital.
Contando com 14 supermercados e 16 hipermercados, o Grupo Zaffari deverá inaugurar ainda outras duas operações na Capital, estimadas para o início do ano que vem. Uma delas será um supermercado na rua Cabral, bairro Rio Branco. O segundo projeto aprovado deverá ser instalado na avenida Carlos Gomes (Terceira Perimetral), onde será erguido um pequeno centro comercial, com um supermercado e escritórios, anuncia o diretor de expansão da rede. Ambas unidades do supermercado deverão ter uma área aproximada de 1,5 mil metros quadrados.
A companhia, que comprou recentemente um imóvel em Gravataí, já trabalha em um projeto para aquela cidade, mas de “forma embrionária”, desvia Zaffari. O empresário assume que o grupo estuda desde o final do ano passado um convite para uma associar-se ao fundo proprietário do Moinhos Shopping e do Sheraton Hotel.
Veículo: Jornal do Comércio - RS