A semana começa agitada para os acionistas do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Além da divulgação do balanço hoje, depois do fechamento do mercado, na quarta-feira os executivos da companhia se encontram para uma nova reunião do conselho, dessa vez para a eleição de dois novos conselheiros, em substituição aos membros Geyze Marchesi Diniz e Pedro Paulo Falleiros dos Santos Diniz, conforme informações obtidas pelo site da companhia.
Abilio Diniz, presidente do conselho indicou dois nomes fortes para essa substituição: Claudio Galeazzi e Luiz Fernando Figueiredo. A indicação de Galeazzi aparentemente não agradou Jean-Charles Naouri, presidente do Casino, atual controlador do GPA.
Mesmo tendo sido aceito por Naouri, Claudio Galeazzi foi um dos idealizadores da tentativa frustrada de unir a rede ao também grupo francês Carrefour, fato esse que levou ao racha entre os executivos.
Somado a esses fatos está a informação de que Diniz estaria pleiteando um cargo dentro do conselho administrativo da BRF, empresa do ramo alimentício. Analistas ouvidos anteriormente pelo DCI acreditam que Diniz enfrentará mais resistência a isso, mas que pode sim, chegar as vias de fato. "O objetivo dele é entrar no conselho de administração da BRF. Algumas pessoas são contrárias e outras são a favor disso. Ele já adquiriu participações da fornecedora com a venda de ações do GPA", dissera anteriormente Reginaldo Gonçalves, que atua como coordenador de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina (FASM).
Concorrência
Outra novidade no setor é que São Paulo pode receber uma operação do Eataly, supermercado gourmet italiano. A notícia surgiu ontem e aponta que a marca terá como investidores brasileiros empresários como Victor Leal e Bernardo Ouro Preto, da rede St. Marche, apontados para trazer a rede ao mercado nacional.
A Eataly tem 22 operações em cidades como Tokyo e Nova York. Um dos diferenciais da rede italiana é seu conceito: "A vida é muito curta para não comer e beber bem". Além da comercialização de alimentos, a rede tem cafés e restaurantes, e comercializa livros e espaços para a realização de cursos de culinária, por exemplo. Ainda não está acertada a data de inauguração.
Veículo: DCI