Natura vale 21 vezes mais do que a marca Pão de Açúcar

Leia em 3min 10s

A marca de cosméticos Natura é a mais valiosa do varejo nacional, segundo ranking da consultoria Interbrand. Vale US$ 3,9 bilhões - oito vezes mais do que a rede de lojas de moda Renner, segunda colocada na lista, e 21 vezes mais do que Pão de Açúcar, bandeira premium do maior grupo de supermercados do país.

A Interbrand pela primeira vez inclui empresas brasileiras no relatório sobre as marcas de varejo de maior valor no mundo (ver tabela). O estudo considera companhias que publicam balanços financeiros, geram valor econômico agregado e são amplamente conhecidas em seus mercados de origem.

A mensagem da Natura, "Bem Estar Bem", é clara e fácil de entender, dizem os especialistas da Interbrand. Construiu uma relação próxima a seus consumidores e o índice de inovação é alto: 67% do portfólio é de produtos novos.

A Renner cresce - chegou a 176 lojas em 2012 - e tem conseguido manter o público satisfeito. Segundo o balanço financeiro do ano passado, 96% de sua clientela (são 22 milhões de pessoas no total) afirma ter ficado feliz com suas compras.

Na Casas Bahia, a maior varejista de móveis e eletrodomésticos do país, os desentendimentos entre os sócios (família Klein, o empresário Abilio Diniz e o controlador do Grupo Pão de Açúcar, Jean-Charles Naouri) não prejudicaram a marca. Os consumidores sabem exatamente o que esperar da Casas Bahia: preços e condições de pagamento atrativos, diz o estudo.

Além da Casas Bahia e da bandeira de supermercados Pão de Açúcar, o GPA aparece no ranking das marcas mais valiosas do país mais duas vezes, com a rede de hipermercados Extra e as lojas de eletrodomésticos Ponto Frio.

Para os consultores da Interbrand, o comando do Extra está indo na direção certa ao deixar de bater na tecla do preço baixo e das promoções e procurar mostrar que é uma loja onde a família pode achar o que é apropriado ao seu estilo de vida. É sinal de maturidade. Resta saber se o consumidor vai captar e aceitar esse novo conceito. O mesmo caminho está sendo trilhado pela Ponto Frio: abandonou o slogan do "preço mais baixo" e aposta em inovação.

A quarta marca mais valiosa do varejo nacional é, segundo a Interbrand, a Lojas Americanas, que também controla a varejista on-line B2W. A Lojas Americanas, com 731 lojas, tem um portfólio de 60 mil itens - de brinquedos a bombons passando por lingerie, CDs e DVDs. Mas os consultores observam que a empresa enfrenta um desafio sério. Precisa convencer o consumidor que o que for comprado em seu site será entregue sem problemas, no prazo combinado. "Assim como outros 'players' da indústria, [Lojas Americanas] teve dificuldades na adaptação do modelo de negócios físico para o virtual, o que ocasionou o alto índice de reclamações principalmente no fim de 2011", diz Daniella Giavina-Bianchi, diretora-executiva da Interbrand no Brasil.

Da lista das 50 marcas mais valiosas dos Estados Unidos, liderada por Walmart, a varejista de brinquedos Toy "R" Us foi retirada. Ela ocupava a 35ª posição. No ano passado teve queda de vendas e tem falhado em atrair o consumidor para as lojas físicas e a internet. A varejista de moda Abercrombie & Fitch, cujas vendas também encolheram, não faz mais parte da lista. A empresa fechou 70 lojas no ano passado e vai fechar mais 180 até 2015. O plano é crescer no exterior. Sua nova loja em Hong Kong faturou mais de US$ 1 milhão nos primeiros cinco dias.

O estudo observa que nos últimos cinco anos grandes varejistas como Tesco (da Inglaterra), Metro (da Alemanha), Walmart e Carrefour têm crescido 2,5 vezes mais rápido em países em desenvolvimento do que em seus mercados domésticos. A fatia que os mercados emergentes têm hoje no consumo global, de 32%, deve chegar a 50% em pouco mais de dez anos.




Veículo: Valor Econômico




Veja também

Conselho do GPA

O presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Abilio Diniz,...

Veja mais
Produtos da cesta básica na rede Zaffari Bourbon já desonerados de impostos federais

Na rede Zaffari Bourbon já é possível encontrar desonerados dos impostos federais os produtos da ce...

Veja mais
Com desoneração dos impostos, Cencosud Brasil reduz preços de produtos da cesta básica

Nas bandeiras da Cencosud Brasil - GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Bretas, Perini e Prezunic - os novos preços j&a...

Veja mais
Abilio Diniz participa hoje de reunião com o Casino

Encontro entre os sócios do Pão de Açúcar tem como objetivo a escolha do novo membro do cons...

Veja mais
Site do Extra venderá roupas

O Extra passa a oferecer a categoria têxtil na Internet. Os produtos estarão disponíveis em um espa&...

Veja mais
Abilio e Casino voltam a se reunir após desgastes

O Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), e Abilio Diniz, sócio da empresa, marcar...

Veja mais
Cocinero mira vendas no Extra

SÃO PAULO - A partir deste mês, a rede de supermercados Extra, na cidade  de São Paulo, passa a...

Veja mais
Walmart reforça Todo Dia como aposta para lojas de bairro

Enquanto o setor supermercadista comemora a revisão para cima das vendas  este ano, por conta da desonera&cc...

Veja mais
Pão de Açúcar muda para ficar mais ágil

Na tentativa de criar uma organização mais enxuta e eficiente, o Grupo Pão de Açúcar ...

Veja mais