Projeto no qual cliente escaneia produtos escolhidos com iPhone chegará a mais de 200 lojas
O Wal-Mart Stores anunciou que vai triplicar o número de lo- jas que participam de um pro- grama piloto nos Estados Uni- dos sob o qual os consumidores usam seus iPhones para esca- near produtos e pagar por eles em caixas automáticos na saída. O programa “Scan & Go” da Walmart em breve se estenderá a mais de 200 lojas, ante as cer- ca de 70 atuais.
O programa foi implementado inicialmente em unidades próximas da sede da empresa em Bentonville, Arkan- sas, no final de 2012, e em segui- da expandido a Atlanta. Embora o tamanho do progra- ma esteja sendo triplicado, ainda assim ele envolverá apenas uma fração das mais de 4 mil lojas da companhia nos EUA. "Queremos que as reações dos nossos consumidores ditem o resultado da experiência", disse Gibu Thomas, vice-presidente sênior de operações digitais e móveis do Walmart Global eCommerce, esta semana. “O sistema será expandido a novos mercados.”
Por enquanto o “Scan & Go” só funciona com aparelhos da Apple. Já que mais da metade dos consumidores têm smar- tphones, a Walmart está tentan- do tornar as compras mais con- venientes para os fregueses que empregam a tecnologia móvel. Mais de metade dos consumi- dores que testaram a tecnologia “Scan & Go” a usaram mais de uma vez, afirma Thomas. Os consumidores leem os códigos de barras dos produtos que dese- jam comprar usando o app da Walmart em seus iPhones, iPo- ds Touch ou iPads, que registra os produtos que estão compran- do e o valor cumulativo das compras. Depois, pagam em um caixa automático, sem que precisem passar por um caixa convencional.
Ao expandir o teste do progra- ma “Scan & Go”, a Walmart está equipando muitas de suas lojas com caixas para pagamento automático de compras. No momento, cerca de 1,5 mil unidades contam com esse recurso, e outras mil a 1,5 mil devem passar a dispor dele este ano, de acordo com Jeff McAllister, vice- presidente sênior da Walmart U.S. Innovations. Os usuários do sistemas po- dem solicitar um cupom eletrô- nico da transação, em lugar de um cupom em papel. A Walmart também insinuou que va- les desconto digitais podem es- tar a caminho.
Veículo: Brasil Econômico