• Com um investimento de R$40 milhões, loja será inaugurada amanhã, 06 de junho
• Empreendimento é ecoeficiente e gerou 450 empregos, entre diretos e indiretos, na região
Assis, cidade do interior de São Paulo, terá um novo endereço de compras a partir de amanhã, 06 de junho. Fruto de um investimento de R$ 40 milhões, o Walmart Brasil abre a sua primeira loja na cidade e apresenta ao cidadão assisense um novo conceito de compras: one stop shop, que possibilita ao cliente satisfazer grande parte de suas necessidades de compra num único lugar.
A unidade, que gerou 150 empregos diretos e 300 indiretos, oferecerá ao consumidor de Assis e região um sortimento de mais de 65 mil itens entre alimentos e não alimentos, organizadas em diversas seções como eletroeletrônicos, alimentos, bebidas, mercearia, laticínios, açougue, peixaria congelada e fresca, têxteis (confecção e cama, mesa, banho), utilidades domésticas, brinquedos, papelaria, ferramentas, CDs e DVDs, pets, produtos para limpeza e jardinagem, camping etc. A loja, que conta com cerca de 7 mil m² de área construída 25 checkouts, tem mais de 137 vagas de estacionamento.
Como em todo o Brasil e nos 27 países em que atua, o Walmart aplicará também em Assis o modelo de negócio chamado Preço Baixo Todo Dia, por meio do qual os clientes encontram preços mais baixos do que a média do mercado e mais estáveis.
Com o PBTD o consumidor encontra uma cesta de compras mais barata sempre e não apenas poucos itens com promoções pontuais. "Isso representa uma série de vantagens para os consumidores, como a liberdade de escolher qualquer dia da semana para ir às compras, com a certeza de encontrar sempre produtos frescos e de qualidade, e redução na fila dos caixas, já que não há mais necessidade de ir ao supermercado em dias específicos de promoção", explica Cristiane Carvalho, diretora da loja.
O Walmart de Assis garante à população ainda o compromisso de uma operação mais sustentável. Desde dezembro de 2008, todos os novos hipermercados da rede contemplam iniciativas sustentáveis em sua construção; o que as denomina como uma unidade ecoeficiente. Dentre elas há a busca por uma correta gestão dos resíduos sólidos, de eficiência energética e do uso da água com o uso de lâmpadas e de sistemas inteligentes de iluminação, modernos sistemas de refrigeração e ar-condicionado, torneiras com fechamento automático, sistema próprio de tratamento de esgoto entre outros. A estação de reciclagem faz parte das iniciativas e estimula os clientes à uma correta destinação de seus lixos.
A responsabilidade social faz parte dos pilares da empresa e o desenvolvimento local é outro destaque da unidade de Assis, com o programa Clube dos Produtores. O programa viabiliza a comercialização direta da produção da agricultura familiar nos mais de 500 supermercados da rede e conta com crescimento de 15% ao ano nos últimos cinco anos. O Clube dos Produtores começou comprando R$ 650 mil em produtos no primeiro ano e saltou para R$ 150 milhões em 2012. "Ao todo, são mais de 50 fornecedores locais, somando mais de 1300 itens regionais", relaciona Cristiane Carvalho, diretora da loja.
Tradicionalmente, a inauguração de uma loja Walmart é marcada pela doação de R$ 10 mil a uma entidade localizada na região da nova unidade. Em Assis, a escolhida pela direção da loja foi a Nosso Lar, que atende crianças com necessidades especiais.
Sobre o Preço Baixo Todo Dia
O Preço Baixo Todo Dia - PBTD - é a filosofia de preços do Walmart no mundo, lançada no Brasil em 2011. Envolve desde a renegociação de contratos com os fornecedores até a redefinição de sortimento das lojas e a maneira de atender e expor os produtos nas gôndolas. Com o PBTD, as lojas têm uma cesta de compras mais barata sempre e não apenas poucos itens com promoções pontuais. O PBTD é uma filosofia de negócio inédita no Brasil. Começamos baixando o preço de 2 mil itens e hoje já temos mais de 10 mil produtos nas lojas com preços renegociados, mais baratos que a média do mercado. Comprovação - Pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha (detalhes sobre elas podem ser obtidos em www.walmartmenorpreco.com.br) comprovaram que o Walmart Brasil reúne, efetivamente, os preços mais baixos. O levantamento feito em outubro em 55 hipermercados da rede em 17 capitais, e em no mínimo dois concorrentes diretos na mesma área de influência de cada loja, considerou até 300 dos itens mais consumidos pelos brasileiros: os resultados mostraram que a empresa apresentou os menores preços em 92% dos estabelecimentos pesquisados.
Sobre o Walmart
O Walmart Brasil opera hoje com 548 unidades e 81,5mil funcionários em 18 estados brasileiros (+ Distrito Federal). São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam's) e lojas de vizinhança (TodoDia). O faturamento da empresa no Brasil em 2012 foi de R$ 25,9 bilhões em 2012, o que representa 10,7% de crescimento em relação ao ano anterior.
Fonte: Assessoria de comunicação do Walmart Brasil