Pular fogueira, estender bandeirinhas, estourar pipoca, fazer quentão são tradições nos meses de junho e julho. A temporada 2013 das festas está prestes a começar e movimentar o cenário econômico, tanto que o Confiança Supermercados espera um aumento de 20% para o período.
As tradicionais festas populares são importantes para o calendário de vendas da rede, que prepara ambientação e espera alavancar o consumo não só de produtos típicos, mas também de todo mix.
Carlos Spoldaro, gestor de compras do Confiança, explica que a categoria farináceos deve crescer cerca de 20%. "Produtos como amendoim, canela em rama, canjica, cravo, farofas, fubá, mistura para bolos e milho para pipoca são os mais comercializados durante as festividades", diz.
Além da sazonalidade, a queda na temperatura e a Copa das Confederações favorecem o período para alavancar as vendas de alguns itens como a pipoca de micro-ondas, que tende a crescer até 30%, afirma ainda Spoldaro.
Carlos Gomes, gestor de compras destaca que as bebidas apresentam crescimento no período. Ele acrescenta que os vinhos devem crescer 30% em vendas e as cachaças em torno de 20% nesses meses.
As festas juninas e "julinas" aquecem todos os setores dos supermercados, que também é afetado pelo maior número de consumidores que vão em busca de produtos como carnes, queijos e bebidas em geral.
A tematização e ambientação das lojas oferecem uma atmosfera favorável para a realização das compras.
Fonte: Assessoria de Comunicação Confiança Supermercados