No centro de distribuição da CDiscount em Bordeaux, cidade no sudoeste da França, a 600 km de Paris, um quadro de avisos informa que na compra do primeiro produto até o dia 19, o cliente tem desconto de 30%. A varejista on-line do grupo Casino disputa, há mais de dez anos, a preferência do consumidor com a americana Amazon. E está ganhando, até agora, essa "briga".
Desde que a Amazon entrou na França, em 2000, o Casino defende seu território e a posição de líder do varejo na internet, seguido pelo site americano. Em poucos países onde atua, como França e Japão, a Amazon não domina o setor. Se na França há uma competição instalada entre as companhias há mais de uma década, no Brasil, a disputa entre Grupo Pão de Açúcar (GPA), controlado pelo Casino, e Amazon, é quase insignificante. É pouco provável, porém, que essa situação se mantenha.
A Nova Pontocom, formada pelos sites de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, planeja tirar a liderança do varejo on-line da B2W (Submarino, Americanas), informou nesta semana Philippe Alarcon, executivo da área internacional do Casino. A questão central dos negócios on-line do GPA está em ganhar mercado para tentar se tornar a número um do país - a diferença entre B2W e Nova Pontocom beira R$ 1 bilhão em vendas anuais - e em se preparar para defender terreno, caso a Amazon consiga ampliar a operação no Brasil.
Para explicar sua estratégia na França, e que permite barrar o avanço da Amazon, Emmanuel Grenier, diretor-gerente da Cdiscount, faz comparações. "Nós temos as lojas físicas, onde o cliente pode retirar o produto comprado na internet. Eles [ os americanos da Amazon] não têm lojas. Nós vendemos todo tipo de produto, e eles reduziram o portfólio de itens vendidos na França há dois anos. Nós vendemos em quatro parcelas, e eles apenas em uma parcela", disse.
Perguntado se os resultados da CDiscount teriam relação com questões culturais na França e o patriotismo local, Grenier nega. "Não é uma questão de ser patriota, porque patriotismo não é o bastante para ser líder. É uma questão de ter vantagens na compra ou não".
Novas vantagens têm sido tratadas na operação de varejo on-line do GPA. Há um mês, o consumidor pode comprar no site do Extra.com e retirar alimentos na loja do Extra do bairro do Morumbi, na zona sul da capital paulista, e itens não-alimentícios nas lojas da avenida Ricardo Jafet e da rodovia Anhanguera, também em São Paulo. É o primeiro projeto desse tipo do Grupo Pão de Açúcar. No Casino, desde há três anos o cliente pode comprar no site Cdiscount e retirar o produto em 16 mil lojas na França, incluindo lojas de varejistas parceiras do Casino.
A Nova Pontocom já anunciou neste ano a criação de um shopping virtual no país, chamado "market place" - o mercado de atuação da Amazon, e explorado pelo Casino há alguns anos. Os franceses operam em seu "market place" cinco milhões de itens vendidos por lojas parceiras instaladas no site Cdiscount. A Nova Pontocom, por meio do site do Extra, deve chegar a até 600 mil itens sendo vendidos em seu shopping virtual no fim do ano, menos de 10% do total do Casino. Grenier já esteve no Brasil, duas vezes neste ano e em 2012, e tratou, entre outras questões, da experiência do Casino nessa área.
A Amazon vende no Brasil o leitor Kindle e aplicativos, em uma operação ainda tímida para seus padrões. No varejo comenta-se que a empresa americana já teria analisado a venda de mais itens. A Amazon não confirma os comentários.
Veículo: Valor Econômico