O presidente do grupo Casino, Jean Charles Naouri, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), viaja a São Paulo na próxima semana para discutir o planejamento estratégico da maior varejista do mercado brasileiro para o período de 2014 a 2016. Ontem, em Paris, ele mostrou estar pronto para falar de negócios, após uma fase difícil nas relações entre acionistas, em particular com o ex-controlador Abilio Diniz.
"Após um período agitado, é hora de falar de assuntos da empresa", afirmou Naouri, na sede do Casino, em Paris. Abilio Diniz, que nos últimos anos vinha travando disputas acirradas com Naouri no Pão de Açúcar, deixou a presidência do conselho de GPA no início de setembro. Abilio Diniz continua como acionista minoritário da varejista fundada por seu pai, Valentim Diniz, nos anos de 1940.
Sobre a situação da economia no Brasil, Naouri disse que não segue a linha de análises pessimistas: "Eu não vejo dessa forma, o Brasil é um dos nossos mercados que mais crescem".
Além do GPA, Naouri tem negócios na Colômbia, no Uruguai, na Argentina, na Tailândia e no Vietnã. Neste ano, até setembro, o faturamento do Casino soma € 35,5 bilhões, um aumento de 22,1% em relação a igual período de 2012 - 60% das vendas do grupo são feitas fora da França e no exterior o Brasil é seu maior mercado.
No planejamento de médio e longo prazos para o Brasil, o Casino tem meta ambiciosa para sua atuação na internet. A Nova Pontocom, empresa formada pelos sites de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, deve se tornar a maior empresa desse setor no país - ultrapassando, portanto, a B2W, que reúne Lojas Americanas e Submarino, entre outros negócios. "Temos toda a possibilidade de sermos os primeiros. Não falo em tempo, é algo para alguns anos", disse Philippe Alarcon, executivo responsável pela área internacional do Casino.
Alarcon observa que tem ocorrido uma troca de conhecimentos entre as marcas da Nova Pontocom e a empresa Cdiscount, o site de vendas do Casino na Franca. "Nós temos viajado e analisado as experiências no Brasil para nos ajudar com nossos negócios [de sites] aqui na França", diz Alarcon.
No varejo físico, o processo de crescimento orgânico do GPA no mercado brasileiro passa por adaptações das bandeiras já instaladas. Executivos do Casino, na França, não cogitam a possibilidade, a curto prazo, de exportar algum formato de loja da França. Com isso, fica menos provável a chegada no Brasil da rede do Casino que mais cresce hoje, a Monoprix - espécie de mistura da varejista de moda sueca H&M e dos supermercados Pão de Açúcar. A Monoprix vendeu neste ano, até setembro, € 2,5 bilhões.
Segundo Alarcon, os atuais formatos de lojas do GPA, especialmente o Mimimercado Extra, são ajustáveis a regiões, tipos de público e espaços disponíveis para a abertura de lojas no país. O processo de investimento atual do GPA passa, necessariamente, pela expansão do Minimercado Extra - com R$ 300 milhões em vendas líquidas até setembro, alta de 85% sobre 2012, e 160 lojas no Brasil - e pelo crescimento orgânico do atacado Assaí, com R$ 4,4 bilhões em vendas em 2013, expansão de 34% até setembro.
Além do Monoprix, o Casino também opera uma loja de conveniência com cerca de 100 metros quadrados, em média. "Temos lojas de vizinhança na França com 70, 80 metros quadrados, mas operar pontos desse tamanho implica em questões de logística e distribuição que tem que ser levadas em conta ao analisar cada país", disse Alarcon.
Em lojas de grande porte na França, a estratégia do Casino para atrair mais demanda em tempos de crise econômica tem sido pela redução de preços. Já no Brasil, o GPA vem tentando ampliar as vendas oferecendo preços mais agressivos em suas redes de supermercados e hipermercados como estratégia de longo prazo, e não apenas como resposta a um período de economia fraca. "Nós reduzimos preço nas lojas dos hipermercados Géant e já temos resultados com isso", disse Alarcon. A rede Géant é a bandeira do Casino para hipermercados e neste ano, suas vendas caem 8,4% até setembro, mas no terceiro trimestre, a queda foi mais suave, de 3,8%.
Veículo: Valor Econômico