Expectativa agora fica por conta das vendas de Natal e fim de ano
O faturamento do setor supermercadista registrou crescimento real de 6,04% em Minas Gerais em outubro, frente a igual mês do ano passado. Em relação a setembro, o resultado ficou 4,30% maior. Os números são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis). A pesquisa apontou ainda uma expansão de 4,44% no resultado acumulado do ano até outubro. Os números já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
O calendário, 31 dias em outubro frente a 30 em setembro, e o elevado nível de empregos são alguns dos fatores listados pelos supermercadistas para justificar o crescimento nas vendas. Soma-se se a isso campanhas e promoções promovidas por muitas redes ao longo do mês. A base fraca de setembro, quando o faturamento caiu 5,65% também foi citada.
Natal
Mesmo antes de conhecer os resultados de novembro, a expectativa dos empresários agora fica por conta das vendas ocasionadas pelo Natal e fim de ano, melhor período para o segmento. Uma sondagem, já tradicional, feita pela Amisno final de outubro, com as maiores empresas em Minas sinaliza crescimento de 8% em 2013 sobre o mesmo período de 2012. Na comparação de dezembro em relação a novembro, a expansão projetada é de 20% de aumento nas vendas do setor.
Veículo: Estado de Minas