O Walmart informou que o seu lucro líquido subiu 2,8% no terceiro trimestre do ano fiscal, para US$ 3,74 bilhões. A receita da empresa teve alta de 1,7%, para US$ 115,69 bilhões.
As vendas internacionais subiram 0,2% para US$ 33,11 bilhões, ou 4,1% em moeda constante. O Walmart está tentando reformular sua estratégia internacional, em uma tentativa de reavivar o crescimento em suas operações no exterior. No mês passado, o varejista arquivou planos de abrir lojas na Índia e disse, no comunicado do balanço, que deve fechar 50 lojas de fraco desempenho no Brasil (25 já anunciadas com foco maior nas bandeiras Todo Dia e Maxx Atacado) e na China.
Na operação brasileira as vendas líquidas tiveram incremento de 6,9% no terceiro trimestre. Na comparação mesmas lojas (operações abertas há mais de um ano) subiram 4,7%, afirmou a empresa aos seus acionistas.
Houve também prejuízo líquido, mas o valor não foi informado.
No Brasil a rede supermercadista tem planos ousados para o seu varejo virtual. A empresa quer quintuplicar as vendas no Brasil em três anos e virar líder do comércio eletrônico. Para isso a empresa investirá em dois centros de distribuição, fora da Região Sudeste, no primeiro semestre do ano que vem.
A empresa tem passado por altos e baixos; recentemente Guilherme Loureiro assumiu a presidência da rede após a saída de Marcos Samaha. Loureiro tem um grande desafio pela frente, criar um plano de reestruturação para a operação brasileira. Durante evento sobre sustentabilidade promovido pela rede recentemente, Loureiro afirmou que teria 100 dias para traçar um plano estratégico e que ele seria o responsável por tornar a rede norte-americana líder no setor no Brasil, posto esse ocupado pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA). "Estou formulando a minha visão de negócio e onde queremos levar o Walmart Brasil."
Veículo: DCI