Família Klein e Grupo Pão de Açúcar devem levar papéis da varejista à Bolsa em dezembro
A família Klein e o Grupo Pão de Açúcar podem levantar até R$ 4,9 bilhões com uma oferta pública de units (conjunto de ações) da varejista de móveis e eletrodomésticos Via Varejo. A oferta é secundária --ou seja, serão colocadas à venda ações já existentes, que pertencem aos controladores da empresa.
No entanto, é vista pelo mercado como o verdadeiro IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações) da companhia, pois elevará substancialmente o núm- ero de papéis da empresa negociado em Bolsa de Valores, para cerca de um terço do total. Atualmente, apenas 0,6% do capital social da companhia é negociado em mercado, segundo informações da Bovespa. Os papéis têm baixa liquidez --o volume de negociação é baixo.
Em junho, o Conselho da Via Varejo já havia aprovado a oferta pública de units, em uma operação para permitir à família Klein, fundadora da Casas Bahia, reduzir participação na empresa. Atualmente, os Klein detêm 47% da Via Varejo. Formada pela união entre Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, e Casas Bahia, da família Klein, a Via Varejo também administra a bandeira Nova Pontocom, de comércio eletrônico.
A precificação da oferta ocorrerá no dia 12 de dezembro, com início da negociação das units marcado para o dia 16, informou a empresa. O período de reserva vai de 2 a 11 do próximo mês.
Veículo: Folha de S. Paulo