A partir de hoje, o Walmart Brasil lança nacionalmente a sua nova campanha de marketing e dá início a uma nova estratégia de comunicação com o consumidor. Com o conceito "Quem economiza, realiza", os comerciais trarão histórias reais de como os brasileiros batalham para transformar seus projetos de vida em realidade. Criada pela DM9DDB - primeiro trabalho da agência recém-contratada pelo Walmart Brasil -, a campanha explica ao consumidor o conceito do Preço Baixo Todo Dia (PBTD), estratégia global de negócio do Walmart, no qual os preços permanecem mais baixos que os da concorrência por períodos mais longos.
Para divulgar a nova estratégia, a campanha será apresentada hoje nos intervalos do último capítulo da novela "Amor à Vida". Serão quatro inserções: dois filmes institucionais de 1' e dois filmes de 30'' com itens anunciados. Neste domingo, a campanha também estreia no Domingão do Faustão e depois estará na próxima novela das 21h da Rede Globo, na qual uma das personagens trabalhará no Walmart, entre outros programas de TV.
De acordo com o vice-presidente de Marketing do Walmart Brasil, Cláudio Tonello, a campanha faz parte de uma nova linha de comunicação de marketing adotada pela empresa. "Acreditamos na diversidade de ações e em uma campanha 360 graus, em que as mídias tradicionais, como TV, rádio e jornal, juntam-se ao merchandising, que tem como objetivo levar os valores e atributos da marca ao consumidor brasileiro", explica Tonello.
A ideia, segundo o executivo, é traduzir o conceito do PBTD de uma forma mais próxima do novo momento do país e dos brasileiros. "Buscamos estar mais alinhados com o novo momento do país, no qual o brasileiro passou a ter mais acesso ao mercado de consumo e está mais exigente: quer preço e qualidade, mas sem ter que abrir mão das demais conquistas. Para isso, utilizamos o Preço Baixo Todo Dia, porém posicionando-o de uma forma mais próxima desse momento do Brasil, associando os desejos e as conquistas das pessoas com a economia feita por eles no seu dia a dia", detalha.
O slogan da campanha nasceu após pesquisas com consumidores das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, buscando traduzir os anseios da nova classe média brasileira. "Nossa missão no mundo inteiro é vender por menos para as pessoas viverem melhor. Queríamos, portanto, uma campanha que traduzisse esse mote de forma direta e emocional, e que fosse adequada para o atual momento socioeconômico do país", ressalta.
"A essência da nova estratégia de comunicação do Walmart foi construída para inspirar, emocionar e engajar o consumidor. Hoje o comportamento de compra do brasileiro mudou, nós vamos falar com este novo consumidor propondo a ele uma relação duradoura, de identificação e confiança e não focada em momentos esporádicos motivados por uma relação produto-preço ou outra", afirma Alcir Gomes Leite, co-presidente da DM9DDB.
Ao apresentar a empresa como parceira dos clientes para alcançar seus sonhos, a campanha também busca instigar as pessoas a compartilharem o que acreditam que seja economia no seu dia a dia, argumenta o diretor de Marketing do Walmart Brasil, Vinicius Danieli. Para isso, foi criada uma fanpage exclusiva para a campanha, a www.facebook.com/quemeconomizarealiza, reunindo histórias reais de clientes, dicas sobre economia e com espaço aberto para postar novas iniciativas de consumidores.
Um dos vídeos da campanha, por exemplo, apresenta um casal da nova classe média, Leandro e Lauren, que está à espera do seu primeiro filho. "Eles são antenados, modernos, exigentes. Buscam melhorar o padrão de vida para eles e para seu primogênito. Fazem economia diária para que consigam guardar parte da renda familiar para o futuro. Tudo a ver com a economia gerada pelo Preço Baixo Todo Dia", cita Danieli.
Merchandising
Além de adotar um tom mais emocional, pela primeira vez o Walmart Brasil investe em merchandising. Para explicar o conceito do PBTD, a empresa aposta em toda a empatia do Faustão. A partir deste domingo, dia 02 de fevereiro, o apresentador do Domingão do Faustão passa a explicar as vantagens do Preço Baixo Todo Dia. O Walmart também estará presente na próxima novela das 21h da Rede Globo, em uma estratégia desenhada pela DM9: "Escolhemos a novela do Manoel Carlos e o Faustão porque entendemos que falam diretamente com a nossa consumidora, a mulher que faz as compras para a sua família. O Fausto terá o papel de explicar melhor o PBTD para elas", enfatiza Tonello. Pensando nessa consumidora, que tem o poder de compra em suas mãos, também haverá investimento em TV a cabo, rádio, jornal, online e merchandising em programas esportivos como o Jogo Aberto, apresentado por Renata Fan, na Band.
A campanha abrange todas as bandeiras de hipermercados e supermercados do Walmart - Big, Nacional e Mercadorama (Sul), Walmart (Sudeste), Bompreço e Hiper Bompreço (Nordeste).
Fonte: Comunicação Walmart Brasil