Brasil afeta margem do grupo Cencosud

Leia em 4min 30s

O grupo Cencosud, quarto maior varejista de supermercados do país, reduz o quadro de funcionários na maioria dos países onde atua (inclusive no Brasil), corta despesas e busca formas de reduzir alavancagem, mas ainda é uma operação com dificuldades operacionais e financeiras, segundo relatórios de analistas publicados ontem a respeito dos resultados do primeiro trimestre.

No Brasil, entre as maiores varejistas do setor de supermercados, a operação só cresceu mais do que o Walmart de janeiro a março. Ainda registrou a segunda menor taxa de crescimento "mesmas lojas" (unidades abertas há mais de um ano) para esse período desde 2009.

Maior volume de promoções em lojas no Brasil afetou rentabilidade da operação, e por consequência, da margem bruta no negócio de supermercados do grupo na América do Sul. A margem bruta no país caiu de 22,2% de janeiro a março de 2013 para 19,9 % no mesmo período de 2014.

"O forte desempenho da área de shopping centers e do braço de varejo de produtos para casa [negócio da rede em outros países] compensou a pressão na divisão de supermercados, impulsionada pela atividade promocional agressiva no Brasil", escreveu em relatório a equipe liderada por Antonio González, do Credit Suisse.

A Cencosud é terceira maior rede de varejo da América Latina, com R$ 9,8 bilhões em receita bruta em 2013, alta de 1% sobre 2012. No Brasil, a empresa controla as cadeias com operação regional Prezunic, G.Barbosa, Bretas, Mercantil Rodrigues e Perini. São cerca de 220 lojas no país. A varejista ainda opera na Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

De acordo com o balanço trimestral publicado nesta semana, no Brasil a empresa apurou alta nas vendas de cerca de 4,8% de janeiro a março, taxa de expansão superior apenas à do Walmart no país, que cresceu 4,4%. A receita líquida passou de R$ 2,15 bilhões no primeiro trimestre de 2013 para R$ 2,25 bilhões nos três primeiros meses de 2014. Para esse período, o Grupo Pão de Açúcar (área alimentar) se expandiu 11,4% e o Carrefour, 8,3%. A rede cita efeito calendário (a Páscoa aconteceu em abril), para explicar os resultados, mas esse fator afetou todas as redes no período.

Vendas "mesmas lojas" (em operação há mais de um ano) subiram 1,1%, pior taxa da empresa para esse período desde 2009. O Grupo Pão de Açúcar (área de alimentos) apurou alta de 4,7% e Carrefour, de 6,4%. Uma das metas definidas, e mencionadas em encontros do comando da rede com analistas, em maio, é a melhora desse indicador em 2014. O número de tíquetes em "mesmas lojas" (operações de venda na mesma base de lojas de 2013) caiu 12,9%.

A rede apresentou pela primeira vez a variação no quadro de funcionários no Brasil, com encolhimento desse número. Balanços verificados desde 2011 não tinham essa informação. A soma passou de 34.811 para 33.959 empregados, redução de 852 postos de trabalho, queda de 2,4%. Houve aumento no número de pontos de venda no intervalo, o que deveria levar, teoricamente, a uma expansão da base de funcionários. Na América do Sul, o número de empregados caiu de 153,9 mil para 148,5 mil.

No Brasil, o número de lojas passou de 206 em março do ano passado para 221 em março de 2014. Procurada para esclarecer a redução no quadro de empregados, a empresa não se manifestou.

A Cencosud está em fase de integração dos negócios, na tentativa de criar uma estrutura única - da área de logística à de sistemas - para atender todas as redes de varejo adquiridas nos últimos quatro anos. A companhia tem crescido no país, em grande parte, por meio de aquisições de ativos, o que acabou criando uma operação com redes autônomas, separadas inclusive nas negociações de compra com fornecedores, em diferentes regiões do Brasil. Isso amplia despesas operacionais e afeta resultados, por isso essa estrutura está sendo revista pela empresa, segundo fontes, em um plano de integração iniciado no ano passado.

O grupo tem lojas em oito estados - Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A companhia não dá detalhes sobre a evolução desse processo, mas a integração, especialmente de centros de distribuição, é algo vital para reduzir gastos e ineficiências. A empresa tem quatro centros de armazenagem no Nordeste, dois em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro.

Resultados do primeiro trimestre apresentados pela empresa nesta semana mostram alta nas vendas líquidas da empresa (em todos os países onde atua) de 2,8% de janeiro a março e lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) com expansão de 1,8%. O lucro líquido aumentou 81%, para US$ 65,6 milhões, em parte reflexo de base de comparação fraca, segundo analistas.

A relação entre dívida líquida e Ebitda passou de 3,4 vezes no quarto trimestre de 2013 para 3,6 vezes de janeiro a março de 2014. Não há publicação desses dados para a operação no país.

"Enquanto consideramos positivo o fato de a Cencosud ter refinanciado com sucesso a maioria das suas obrigações de pagamento [como anunciado em abril], acreditamos que os níveis de endividamento permanecem elevados, e pensamos que a Cencosud pode considerar a alienação de ativos não principais para atingir seu objetivo de relação dívida líquida / Ebitda de 3 vezes no final do ano", escreveu em relatório a equipe liderada por Antonio González, do Credit Suisse.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Carrefour implanta NFC-e com Inventti

O Carrefour começou em março a sua operação de Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (N...

Veja mais
Empresário ararunense fecha parceria com a Rede Paraíba de Supermercados

O Comercial Macêdo da cidade de Araruna, localizada no Curimataú paraibano fechou uma excelente parceria co...

Veja mais
Super Nosso prevê faturar R$ 7 milhões pela web

Com menos de um ano de vida, o e-commerce da rede de supermercados Super Nosso é um exemplo de case de sucesso em...

Veja mais
Carrefour de São Paulo inicia Campanha do Agasalho 2014

O Carrefour e o Exército da Salvação iniciam parceria com a arrecadação de roupas par...

Veja mais
Expogestão: Abílio Diniz é atração no primeiro dia

Congresso de gestão e negócios se inicia hoje em Joinville com palestra do fundador do Pão de A&cce...

Veja mais
Supermercadista amplia quadro

 O Pão de Açúcar realiza processo seletivo para 80 vagas de emprego em São Paulo (SP). ...

Veja mais
Supermercadista eleva venda, mas perde mercado no Brasil

O varejo brasileiro continua a desacelerar e o Walmart perdeu participação de mercado após fechar l...

Veja mais
Angeloni recebeu 19 vezes o prêmio na categoria supermercado

Rede conta com cerca de 10 mil colaboradores A rede de supermercados Angeloni recebeu 19 vezes o prêmio Top of Mi...

Veja mais
Walmart realiza hoje o Dia na Comunidade

Mais de 7 mil funcionários do Walmart Brasil se mobilizam em ação voluntária e participam do...

Veja mais