Uma das maiores feiras do setor alimentar, que acontece de 19 a 23 de outubro em Paris, comemora 50 anos e faz balanço sobre as mudanças ocorridas no período
*Marlucy Lukianocenko, de Paris, França
A 50ª. edição do Salão Internacional da Alimentação (Sial) teve início ontem (19/10), em Paris, França, em clima de comemoração e com a retrospectiva sobre as mudanças nos conceitos alimentares desde a década de 1960 até os dias atuais.
Desde quando o evento nasceu, em 1964, houve muita evolução e segundo o diretor do Grupo Sial, Nicolas Trentesaux, pode-se dizer que foram bem radicais e resultado de diversas influências. No período, ampliou-se a presença de equipamentos eletrodomésticos modernos nos lares, expectativa de vida a cada década é maior, os intercâmbios geográficos, sociológicos e culturais se tornaram muito mais frequentes e o progresso tecnológico nas formas de produção e conservação dos produtos proporcionaram a oferta de mais produtos e múltiplas inovações.
Com isto, de um conceito centrado nos anos 1960 de que comer mais era comer bem, os hábitos de vida passaram a influenciar ainda mais a população, com muitas transições, como a de comer rápido nos anos 1980, com o advento e expansão dos fast foods. Já na década seguinte 1990, a ênfase voltou-se a comer de forma ajustada, expressão da busca de alimentação equilibrada e saudável, dando o tom dos dias atuais. Hoje, as expectativas giram em torno da necessidade de comer melhor o que não se restringe apenas ao alimento em si, mas em ter maior prazer com os alimentos, compartilhar o momento da alimentação, buscar produtos naturais e tidos como mais saudáveis, preocupar-se em preservar o meio ambiente. Hoje, o ato de se alimentar remete a um bem estar funcional e emocional.
O evento que reúne 6,3 mil expositores de 105 países vai até a próxima quinta-feira (23/10) e tem a expectativa de receber mais de 150 mil pessoas. Entre os países de destaque, o Brasil ocupa a décima colocação, com mais de 100 empresas expositoras, a maioria vinda em parceria com a Agência de Promoção a Exportação (Apex).
A cobertura completa sobre o Sial Paris, com as novidades e tendências mundiais estarão na próxima edição da revista SuperHiper.
*Marlucy Lukianocenko, é editora da revista SuperHiper, publicação da ABRAS.