Os supermercados, hipermercados e atacados das 120 maiores empresas do varejo brasileiro registraram faturamento de R$ 214 bilhões em 2013, alta de 11,3% sobre um ano antes, segundo o ranking Ibevar que avalia as maiores varejistas do País.
De acordo com o ranking, os três setores representam 56,6% do faturamento total das 120 maiores varejistas. Das 55 companhias ranqueadas do segmento de super, hiper e atacado, 30 estão na casa do bilhão em receita anual, como o Grupo Pão de Açúcar (GPA), seguido de Carrefour e Grupo Walmart. "O que podemos observar é que o 1º colocado desse segmento de Super, Hiper e Atacado possui um faturamento 20 vezes maior do que o 10º colocado, o que indica que há espaço para crescimento e fusões e aquisições", diz a especialista de varejo e consumo na PwC Brasil, Ana Hubert
Outro ponto a ser destacado são as empresas que disponibilizam serviço de comércio eletrônico. Pão de Açúcar e Sonda, por exemplo, que ocupam 1° e 12° lugar no ranking, respectivamente, permitem que o cliente faça compras pela internet e as receba em domicílio.
Segundo Ana Hubert, o mercado de lojas virtuais avança anualmente acima do crescimento do varejo físico. "Os varejistas não podem ficar fora desse canal que pode impulsionar as vendas do setor", finaliza ela.
Veículo: Estado de Minas