Este será o tema do setor em 2015, que vai discutir e gerar ações que permitam a circulação e compilação de dados
Chegou ao fim ontem a 28ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show), no Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas), na região Oeste. O evento foi organizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão).
No último dia foi apresentado o tema da edição 2015: "Informação: ferramenta estratégica". O objetivo é discutir e gerar ações que permitam que a informação que circula no setor supermercadista seja não apenas compilada, mas transformada em conhecimento a ser utilizado em prol do mercado.
De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Amis, Alexandre Poni, hoje é claro que o volume de informações circulante é enorme, mas nem sempre é bem aproveitado. " um tema atual. Pelo tanto de informação que existe e que podemos coletar dentro de um supermercado, escolhemos trazer esse tema e tentar depurá-lo, já que, às vezes, parece Àbatido". Apresentar exemplos que possam agregar aos associados, especialmente às lojas menores, de como consolidar ou fragmentar a informação de forma que ela seja útil para o negócio", explica Poni.
Para o gestor, mais importante que pensar em tecnologia é preciso avaliar a relevância de cada informação. possível fazer uma coleta e usá-la estrategicamente, independentemente do porte do empreendimento ou da sua localização. "Não é só tecnologia, ao contrário. A questão é saber analisar todo aquele volume de coisas que acontecem no dia a dia. Mesmo sem perceber, todos coletam informações, a diferença é saber mensurar a relevância de cada uma. Por vezes, vejo os softwares de relacionamento, que são ótimos, mas que as pessoas não sabem o que fazer com a informação colhida", afirma o presidente do Conselho Diretor da Amis.
Balanço - A Superminas Food Show 2014 chegou a R$ 1, 3 bilhão em negócios, realizados ou iniciados durante o evento. Foram confirmados também 55 mil participantes vindos de todo o Estado e do país, além de compradores e expositores internacionais. Os dados foram divulgados pelos diretores da Amis e da Amipão, organizadores do evento.
O potencial de negócios oferecidos pelos dois setores contribuiu para esse sucesso do evento. Ao todo, em Minas Gerais o número de lojas supermercadistas vai chegar a 6.970 até dezembro deste ano. Somadas aos supermercados, existem ainda, 6,3 mil padarias em Minas Gerais, segundo a Amipão. Isso significa quase 13,3 mil pontos de vendas dos no Estado para comprar dos expositores. De acordo com o presidente da Amipão (Amip), Tarcísio Moreira, os lançamentos no setor de máquinas foram destaque e irão contribuir para os comerciantes terem uma economia significativa em seus estabelecimentos.
Veículo: Diário do Comércio - MG