Em outubro, houve queda de 7,7% nas vendas ante ao mesmo mês de 2013
Após queda de 7,73% nas vendas em outubro, na comparação anual, o setor atacadista reduziu a projeção de alta para o ano. Segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), a previsão de ganhos em 2014 ficará em torno de 1,5% e 2%, ante aos 3,5% previstos antes.
Mesmo com a queda brusca em outubro deste ano, ante ao mesmo mês de 2013, o balanço da Abad apontou alta real de 2,94% em outubro, quando comparado com setembro deste ano. No acumulado de 2014 o, de janeiro a outubro, a retração é de 0,62% comparada ao mesmo período do ano passado.
"O setor varejista como um todo terá uma evolução modesta neste ano", disse em nota José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da Abad. "O segmento atacadista distribuidor", diz ele, "vinha crescendo acima de 2% nos últimos anos". A entidade prevê melhora nos resultados de novembro e dezembro, nas festas.
Entre os consumidores, houve queda de 2,1% da confiança em novembro, principalmente devido ao pessimismo quanto à inflação e ao desemprego, segundo o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), da Confederação nacional da Indústria (CNI). Na comparação anual, o recuo sentido pela entidade foi de 1,9%.
Veículo: DCI