Com a perspectiva de movimentar R$ 5 bilhões em negócios durante quatro dias, indústrias e varejistas se encontram para aproximar relacionamento e trazer novidades ao consumidor
A produtividade a serviço do consumidor será o tema da 31ª edição da Feira Apas, que começa na próxima semana em São Paulo. As categorias de cervejas e de perfumaria e higiene estão entre os segmentos que terão maior atenção devido ao potencial de expansão.
"São categorias que podem ser mais bem trabalhadas pelos supermercadistas", afirmou o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que promove a feira, Ronaldo dos Santos. Durante a Apas, os supermercadistas de todo o País terão contato direto com 595 expositores, sendo pouco mais de 100 estrangeiros. Em quatro dias de feira, a Apas espera movimentar R$ 5 bilhões em negócios. "O montante é equivalente é um mês de faturamento do setor."
Palestras de especialistas como o jurista Ives Granda, além do 'guru dos negócios' Ram Charan irão abordar burocratização e outros assuntos do setor durante a feira.
Medidas
Segundo o vice-presidente da Apas, como 2015 será um ano de desempenho mais enxuto, diferenciar-se dos demais e melhorar o atendimento ao consumidor pode ser a melhor forma de conseguir bons resultados. "O consumidor quer manter o padrão de sofisticação da compra. Experiência de compra também ajuda", explicou o especialista ao DCI.
Para isso, uma das iniciativas durante os dias da Feira Apas está trabalhar de forma mais profunda a categoria de cervejas artesanais. "Ela pode ser uma alternativa neste momento de pressão cambial", argumentou o vice-presidente da entidade setorial.
Para Santos, como o País tem um bom número de cervejarias artesanais, além de conseguir bom preço para o consumidor, a iniciativa se enquadra na questão da manutenção do padrão de compra. "Serão 10 empresas nacionais com uma gama de produtos artesanais. A nossa intenção é ampliar a presença das cervejas artesanais nas lojas, pois hoje ela é muito pequena em área de vendas e sem segmentação", explicou o especialista.
Parceiros
Entre as indústrias que participam pela primeira vez da feira está a Wessel, que trará uma linha de produtos carnes congeladas. Reforçando sua presença no autosserviço, a Vivenda do Camarão quer expandir sua fatia neste mercado. "Estamos interessados em expandir para o mercado Nordestino. Estimamos também aumentar nossas vendas em cerca de 15% na divisão de autosserviço", comentou em nota, o diretor de expansão da rede, Rodrigo Perri.
Pode parecer contraditório apostar em itens de maior valor agregado no momento em que o consumo está arrefecido, mas para Santos, na categoria de higiene pessoal e perfumaria, pode ser uma forma de melhorar a rentabilidade. "Vamos propor soluções para a melhor disposição dos produtos nas gôndolas, assim como ter itens de maior valor agregado nos pontos de vendas".
Hoje, segundo pesquisa da Apas, o xampu é a categoria com maior procura por parte do consumidor dentro do supermercado. "Mais do que produtos caros nas lojas, ter ações que demonstrem os produtos com promotores, por exemplo, ajuda na hora da venda", explicou Santos.
Os setores - padarias, rotisseria e açougue - importantes dentro de um supermercado também terão atenção especial durante a Apas. "Entre os estandes, os supermercadistas terão aulas práticas sobre esses segmentos, tudo para aperfeiçoar o atendimento ao consumidor", disse Santos.
Veículo: DCI