Segundo o CEO da rede no Brasil, Guilherme Loureiro, a aposta se dá pela busca do cliente por preços
São Paulo - Para estimular a venda dentro dos supermercados, o presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro, disse que a rede vai investir em lojas que oferecem descontos. A previsão é abrir entre quatro e cinco unidades da bandeira 'Todo Dia' ainda este ano.
O modelo, chamado soft discount, traz ao consumidor, segundo o executivo, preços mais atraentes para finalizar a compra. "Até o final do ano serão de quatro a cinco novas unidades do Todo Dia abertas", disse ele.
De acordo com Loureiro, o formato de loja de desconto tem apresentado um crescimento relevante e, por isso, a companhia decidiu que seria necessário investir nesse momento de crise. "O formato é prioridade e estamos abrindo porque não dá para esperar", comentou. "O consumidor está buscando preço", disse.
O Walmart já possui uma rede de lojas da bandeira Todo Dia, no formato de supermercados. Ao final de 2014, iniciou o projeto de lançamento de hipermercados da mesma marca e tem destacado a expansão na Região Nordeste.
Ele lembrou ainda que, nos últimos dois anos, sob sua gestão, o Walmart deixou de abrir lojas e se concentrou em reduzir gastos e integrar as bandeiras que haviam sido adquiridas em anos anteriores.
O líder da supermercadista no Brasil revelou ainda que o Walmart não fechou nenhuma operação este ano, e a previsão é continuar assim já que fechar unidades é tão caro quanto abrir. "Não é só durante a crise que se fecha lojas. Temos que analisar sempre as operações e se necessário desfazer daquelas não tiveram sucesso."
Para o próximo semestre, explica Loureiro, cautela é a palavra que melhor se enquadra a bandeira esse ano. "Temos que apostar no Natal com cuidado", avaliou.
O executivo afirmou também que a supermercadista vê a mudança no hábito do consumidor. "Há uma concentração maior no fluxo de clientes no começo do mês, e o tíquete médio dessa compra caiu. Na segunda quinzena o consumidor vai para repor o que acabou. Por isso o formato de proximidade é o modelo mais adequado. Lá ele vai encontrar o que precisa com bom preço."
Integração
Outro ponto de destaque na operação da supermercadista, explica Loureiro, foi o crescente processo de integração das redes. De acordo com o executivo, os pontos de venda e centros de distribuição da Região Sul já operam com sistemas integrados, sendo a última etapa do processo de sistemas no Nordeste, a qual deve ser encerrada no final de 2016, como já era previsto pelo Walmart.
Veículo: Jornal DCI