Atacarejo já responde por mais de 7% das compras das famílias

Leia em 1min 30s

                                   Há quatro anos, essa fatia era de 4%. Participação do setor já supera a dos hipermercados



SÃO PAULO- Levantamento da consultoria Kantar Worldpanel revela que a busca por preços menores está colocando os “atacarejos” no radar do consumidor. Hoje, de tudo que é comprado pelos brasileiros e vai para o domicílio, 7,1% vêm dos “atacarejos”. Em 2011, eram 4%.

— Os supermercados ainda são a principal fonte de abastecimento e respondem por 51% de tudo que é comprado e levado para casa. Os hipermercados ficam com 4% e os mercadinhos de bairro, 26%. Mas os “atacarejos” estão avançando — diz a gerente de varejo da América Latina da Kantar Worldpanel, Flavia Amado. Em geral, os “atacarejos” oferecem 30% menos produtos do que os supermercados e se concentram em itens básicos, o que reduz as compras por impulso e ajuda ainda mais no controle do orçamento, dizem os especialistas. Pesquisa da consultoria Nielsen mostra que o consumidor está retomando o hábito da compra do mês, principalmente por causa da inflação, o que também estimula as vendas em quantidades maiores.

— Verificamos a volta do hábito de compra do mês. O brasileiro vai menos ao supermercado e evita a compra por impulso. Os “atacarejos” ganham força já que existe um ganho econômico real em diversos produtos — diz Lucas Copelli, diretor de varejo da Nielsen.

Tanto os especialistas em varejo como os próprios atacadistas afirmam que desde os consumidores mais abonados da classe Ae B até aqueles com orçamento mais restrito, das classes De E, passaram a frequentar com mais assiduidade os “atacarejos”. O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, observa que as novas unidades da rede já estão ganhando mais conforto, como ar condicionado, e já existe a opção de pagar com cartão de débito e crédito. — Hoje já aceitamos até alguns vale-alimentação — diz ele.



Veículo: Jornal O Globo


Veja também

Rede Confiança Supermercados está chegando a Botucatu

A nova unidade está prevista para ser inaugurada em outubro de 2016 e será a maior loja da rede   ...

Veja mais
Condor dá continuidade às ações especiais na última semana de aniversário

O Condor Super Center realiza ações especiais na última semana do aniversário da rede, como ...

Veja mais
Carrefour assina pacto para estimular a transparência no incentivo ao esporte brasileiro

A rede se une a outras empresas em acordo inédito que propõe regras de governança para entidades es...

Veja mais
Dia tem queda de 53% no lucro líquido

A rede espanhola de supermercados Dia teve queda de 53% no lucro líquido do ano até setembro, sobre o mesm...

Veja mais
Fundador do Giassi Supermercados defende o crescimento sem abrir mão das raízes

Aos 82 anos, Zefiro Giassi, fundador do Giassi Supermercados em Içara, Sul de SC, na década de 1960, garan...

Veja mais
Wal-Mart reduz número de produtos nas lojas e preocupa fornecedores

Sarah Nassauer   Numa visita recente a uma loja do Wal­-Mart na cidade de Washington, Greg Foran, o diretor&s...

Veja mais
Rede de varejo espanhola Dia tem queda de 53% no lucro no ano até setembro

                    ...

Veja mais
Carrefour inaugura sua primeira drogaria de rua em São Paulo

O Grupo Carrefour inaugura sua primeira drogaria de rua. A Drogaria Carrefour N. Sra. da Lapa inicia sua operaç&a...

Veja mais
Fim de ano é tema de cursos gratuitos na Coop

Entre os dias 4 e 27 de novembro, a Coop - Cooperativa de Consumo promoverá o Ciclo de Palestras, uma atividade g...

Veja mais