A rede se une a outras empresas em acordo inédito que propõe regras de governança para entidades esportivas
Ao lado de outras empresas que incentivam o esporte brasileiro, o Carrefour assinou na quarta-feira (28) o Pacto pelo Esporte. Trata-se de um acordo inédito em todo o mundo com o objetivo de contribuir para a prática de uma gestão profissional do segmento esportivo. O documento propõe novas regras para as áreas de gestão, governança e transparência na efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas signatárias às entidades esportivas - confederações, federações e clubes.
A iniciativa é promovida pela ONG Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte, com o apoio do Mattos Filho Advogados. As signatárias, junto com os parceiros, se comprometem com uma série de ações que visam contribuir para que as entidades esportivas consigam cumprir as regras da autorregulação. Está prevista, por exemplo, a criação de um sistema de indicadores e a elaboração de um guia para orientar a implementação dos parâmetros para as entidades.
O incentivo ao esporte está alinhado à plataforma global do Grupo Carrefour. No exterior, a companhia patrocina o Tour de France, maior competição de ciclismo do mundo, há mais de 20 anos, além da tradicional Volta da Espanha. No Brasil, a empresa é patrocinadora máster da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo e do Tour do Rio, a maior competição nacional. A companhia também patrocina a equipe de Ciclismo de São José dos Campos, considerado o melhor time nacional com excelentes resultados em provas dentro e fora do país.
"O Pacto pelo Esporte está alinhado aos objetivos da Plataforma Ciclística do Grupo Carrefour, que contribuiu para o desenvolvimento do esporte e dos atletas nacionais. Essa iniciativa, além de valorizar o esporte de alto rendimento, promoverá um crescimento sustentável para o segmento, dentro dos princípios da transparência e da responsabilidade social que são igualmente importantes para a companhia", afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil.
Mais informações sobre o Pacto pelo Esporte podem ser obtidas por meio do site www.atletaspelobrasil.org.br.
Grupo Carrefour
Há 40 anos no Brasil, o grupo Carrefour está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Assessoria de Comunicação do Carrefour