Rede Confiança estima atingir R$ 1 bi este ano

Leia em 3min 10s

Manter os planos de crescimento em meio ao cenário macroeconômico incerto é a meta da rede de supermercados Confiança, de Bauru (SP), que planeja investir neste ano cerca de R$ 32 milhões em expansão. Considerando a unidade a ser inaugurada em Marília, a meta neste ano é faturar cerca de R$ 1 bilhão no total.

Com relação ao aporte para expansão, o montante será revertido na abertura também da unidade de Botucatu. A de Marília está prevista para agosto e a outra, para o final deste ano. Além das lojas, a rede possui terrenos nas cidades de Lençóis Paulista e Sorocaba. Apesar de não conseguir precisar a data, o gerente de marketing da rede, Eder Vieira, garante que em Sorocaba um novo supermercado será construído.

"É aposta de longo prazo. Acreditamos que a crise vá acabar e a demanda melhore. Entendemos que é um processo cíclico e, por isso, decidimos apostar em nossa empresa mesmo em meio à crise", explica Vieira. O consumo das famílias brasileiras caiu 4% em 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas no varejo restrito também apresentou recuo no ano passado, de 4,3% - ainda segundo o Instituto.

Mesmo com o consumo em baixa, a rede Confiança, que surgiu há 32 anos, registrou um crescimento de 12% em 2015. "Foi um ano de revisão e contenção de gastos. Investimos também em uma forte gestão comercial e no estreitamento das parcerias com os fornecedores", relata o diretor-presidente da empresa, Jad Zogheid.

Para 2016, a previsão é de uma pequena melhora, com uma expansão de 13%. "Já considerando a nova unidade em Marília, nossa meta é faturar este ano cerca de R$ 1 bilhão", afirma Zogheid. Para atingir o resultado, a empresa contará com o desempenho das unidades espalhadas pelo interior de São Paulo: seis em Bauru, duas em Marília, uma em Pederneiras e uma na cidade de Jaú.

Nas regiões em que atua, a empresa tem concorrentes de peso, como o Walmart e Pão de Açúcar, além de pequenos varejistas e atacadistas. Mas, para Vieira, isso não é um problema. "No interior os consumidores criam uma afeição e confiança pelos negócios locais muito forte", explica. "Temos uma interação constante com a comunidade desde que surgirmos. Os resultados colhidos hoje são em decorrência disso", acrescenta.

Com este foco, a rede não tem planos de expandir para a capital paulista, um mercado muito mais competitivo, com forte atuação das grandes redes de supermercados. "O perfil de consumo na capital é muito diferente", diz Vieira.

Novas operações

A unidade em Marília deve gerar 400 novos postos de trabalhos diretos e indiretos e demandará R$ 7 milhões. O prédio, que antes abrigava uma unidade do Walmart, possui área total construída de 10.900 metros quadrados e passará por adaptação, que resultará em aproximadamente 3.500 m² de área de vendas, além da ampliação do setor de recebimento de mercadorias.

Em Botucatu o investimento será de R$ 25 milhões, totalizando os R$ 32 milhões previstos para o ano. "Esta nova loja terá a maior área construída de todas as unidades, com 19.187,60 m². Ela será instalada em um terreno de 11 mil m², com três pavimentos, 286 vagas cobertas de estacionamento para os clientes e 3.040 metros quadrados de área construída", diz Zogheid.

Apesar de vislumbrar um cenário desafiador nos próximos anos, o executivo parece não se deixar intimidar. "O resultado vem para aquelas empresas que tem clareza do seu papel na economia e o fundamental compromisso com a excelência em servir", afirma. "A oportunidade de crescer vem ao encontro do nosso papel social em todas as praças que atendemos", complementa.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

COOP apaga lâmpadas para apoiar hora do planeta

Como forma de contribuir com a oitava edição brasileira da Hora do Planeta, ação simbó...

Veja mais
Brasil ajuda resultado global do Carrefour

    Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais
GPA vai renovar galerias dos hipermercados

Há cerca de três anos, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) iniciou o plano de minisshoppings, ...

Veja mais
Carrefour premia seus principais fornecedores no Brasil

O Carrefour premiou seus melhores fornecedores pelo excelente desempenho nos processos de abastecimento da companhia. O ...

Veja mais
Coop faz ação promocional para antecipar venda de chocolates

Neste fim de semana (dias 12 e 13 de março), a Coop - Cooperativa de Consumo realizará em toda a rede de 2...

Veja mais
Pesquisa mostra diferença de preço dos ovos de Páscoa

                    ...

Veja mais
Casino diz que queda em eletrônicos no Brasil está desacelerando

                    ...

Veja mais
Rede de supermercados dará dicas de saúde e avaliação corporal

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março), a rede de supermercados Hirota vai ...

Veja mais
A hora da verdade do Pão de Açúcar

O executivo Ronaldo Iabrudi, presidente do grupo Pão de Açúcar, é dono de uma carreira ecl&e...

Veja mais