Concorrência entre redes no formato de lojas de vizinhança segue acirrada

Leia em 4min 10s

O conceito express tem aparecido com destaque nos planos das redes supermercadistas e a disputa pelo segmento conhecido como o de "lojas de vizinhança" está cada vez mais acirrada. Depois do avanço do Minimercado Extra e do Minuto Pão de Açúcar - braços do Grupo Pão de Açúcar (GPA) -, agora é a vez do contra-ataque do Carrefour.

A companhia francesa tem intensificado a expansão da bandeira Carrefour Express e acaba de abrir a sua loja de número 30, na Rua Domingos de Moraes, no bairro da Vila Mariana, na capital paulista. Para viabilizar a operação e dar suporte aos mercados de pequeno porte da rede, o Carrefour teve de disponibilizar um centro de distribuição em Osasco (SP), exclusivamente para atender a bandeira Express.

Presente nos projetos da companhia no Brasil desde a inauguração da primeira loja, em agosto de 2014, o Carrefour Express mantém seu forte ritmo de expansão. Tanto que só em cerca de dois anos, a marca já conta com 30 lojas desse perfil. Sem revelar o total dos investimentos na nova bandeira, a companhia anunciou que na primeira unidade, aberta em 2014, no bairro paulistano do Tatuapé, foram investidos R$ 750 mil.

Após a inauguração, a experiência do negócio parece ter sido favorável, a ponto de já no segundo semestre de 2014 terem sido inauguradas outras três unidades do formato. Em 2015, o fôlego da bandeira foi maior: a rede abriu 17 lojas, em diferentes bairros de São Paulo e Região Metropolitana. E neste ano, tudo indica que a tendência do Grupo Carrefour é intensificar o projeto de ampliar o espaço para o formato 'atacarejo', com a bandeira Atacadão, além das lojas de proximidade.

Até o momento, entre janeiro e março deste ano, o Carrefour Express inaugurou outras nove lojas. Atualmente, a bandeira opera na capital e Região Metropolitana. Mas além de Santo André (no ABC Paulista) e de Osasco (SP), a marca está presente em São Paulo nos bairros Jardim Paulista, Saúde, Moema, Santo Amaro, Vila Mariana, República, Itaim, Mooca e Pinheiros.

Ao DCI, o diretor do Carrefour Express no Brasil, Luis Curti, afirmou que a companhia passou mais de um ano estudando o novo formato e planeja novas aberturas em 2016 e nos próximos anos. Segundo ele, foram necessários investimentos em logística para suportar a operação, que requer abastecimento frequente nas lojas, as quais possuem estoque reduzido justamente para "oferecer uma solução eficiente e conveniente para os consumidores em busca de compras de itens de reposição e consumo básicos".

Conforme o executivo, as lojas contam com um sortimento que visa atender as necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, a disposição da área proporciona a experiência de compra ágil, em um local agradável e com preço competitivo para o segmento. "Os produtos são organizados de forma a agilizar o processo de compra. O formato de proximidade atende consumidores que, cada vez mais, procuram fazer compras menores, mais frequentes e em locais próximos da casa ou do trabalho", aponta Luis Curti.

Operação é complementar aos demais formatos de negócio do Grupo Carrefour no País, e o segmento do Carrefour Express é um dos alvos da companhia em que a experiência da França pode ser replicada por aqui, ao transformar a bandeira em uma rede de franquias - mas por enquanto não há nada confirmado nesse sentido pela empresa.

Fôlego de liderança

De olho em um segmento que cresce mais de 8% ao ano e deve atingir a marca de R$ 230 bilhões de faturamento em 2019, o Hirota Food Express é a nova rede do grupo de supermercados Hirota, que contabiliza atualmente 15 lojas em São Paulo. Agora, a ênfase da nova operação é a oferta de comida pronta, com um viés forte na culinária japonesa.

Apesar de disponibilizar sushis, sashimis, temakis e obentôs - as marmitas com refeição balanceada -, a bandeira segue em linha com as lojas de proximidade, pelo mix diversificado de produtos nas gôndolas. A primeira unidade foi inaugurada recentemente na Avenida Paulista, 726. O endereço antes era ocupado pela antiga locadora de vídeos 2001. Agora com o Hirota Food Express, a ideia da bandeira é oferecer um novo conceito na região, com opções de pratos e produtos para café da manhã, almoço, lanche e jantar, além de pratos funcionais e saudáveis com baixa caloria. O preço da refeição completa vai de R$ 13,90 a R$ 29,90.

De acordo com o gestor de novos negócios da rede, Marcio Shimada, a segunda loja da marca também já tem endereço certo: no Shopping Eldorado. A previsão de abertura é em meados do mês de abril.

Segundo o executivo, o Hirota tem como missão oferecer uma solução em alimentação para seus clientes e a empresa investe pesado em pesquisas, viagens nacionais e internacionais, participação de feiras e congressos, sempre em busca de tendências, tecnologia e benchmarking. "Tudo isso além de ter formado uma equipe de gastronomia com chefs, nutricionistas, engenheiro de alimentos para operacionalizar todos os projetos neste segmento", afirma.



Veículo: DCI


Veja também

Com preços mais altos, supermercados apostam no parcelamento dos ovos de páscoa para impulsionar vendas

Quem passa nos supermercados já pode ver as gôndolas cheias de produtos pascais. De todos os tamanhos, core...

Veja mais
Casino diz que mantém plano de redução de dívida após rebaixamento

Standard & Poor’s cortou nota da empresa para o grau especulativo ‘BB+’ PARIS - O grupo Casino di...

Veja mais
Casino conclui venda de operação na Tailândia

O Casino, varejista controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), informou que foi concluída a v...

Veja mais
Casino perde grau de investimento pela S&P

A agência de classificação de risco Standard & Poor's retirou hoje o grau de investimento do con...

Veja mais
Rede Confiança estima atingir R$ 1 bi este ano

Manter os planos de crescimento em meio ao cenário macroeconômico incerto é a meta da rede de superm...

Veja mais
COOP apaga lâmpadas para apoiar hora do planeta

Como forma de contribuir com a oitava edição brasileira da Hora do Planeta, ação simbó...

Veja mais
Brasil ajuda resultado global do Carrefour

    Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais
GPA vai renovar galerias dos hipermercados

Há cerca de três anos, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) iniciou o plano de minisshoppings, ...

Veja mais
Carrefour premia seus principais fornecedores no Brasil

O Carrefour premiou seus melhores fornecedores pelo excelente desempenho nos processos de abastecimento da companhia. O ...

Veja mais