Páscoa eleva negócios do Pão de Açúcar

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A Páscoa ajudou a elevar a receita líquida do Grupo Pão de Açúcar (GPA), por ter acontecido no primeiro trimestre este ano. Com a data sazonal, a companhia alcançou cerca de R$ 17,7 bilhões, 3% mais que o do mesmo período de 2015.

A companhia afirma que o crescimento das vendas nas lojas atuais foi beneficiado este ano. A Páscoa ocorreu em março, quando no ano anterior o evento havia acontecido em abril. Ajustado pelo efeito calendário, as vendas mesmas lojas do segmento alimentar teriam crescido 3,1%, segundo informou a companhia.

No varejo alimentar, das bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí, a receita cresceu 10,9%, ao atingir R$ 9,888 bilhões entre janeiro e março. O crescimento mais forte foi o do Assaí. A bandeira de "atacarejo" cresceu 36,2% na comparação anual, terminando o trimestre com R$ 3,148 bilhões de receita líquida.

O Grupo Pão de Açúcar afirmou que o crescimento da bandeira Assaí já faz com que ele seja mais representativo no total das vendas do varejo alimentar do que os hipermercados. Esse cenário marca uma mudança na composição das vendas já que, até o final de 2015, os hipermercados da bandeira Extra tinham um peso maior no total.

No último ano, os hipermercados tiveram queda nas vendas em meio à migração dos consumidores para o atacado de autosserviço. No critério mesmas lojas, que considera apenas os pontos de venda abertos há mais de um ano, as vendas consolidadas do GPA subiram 0,8% na comparação com o ano anterior. Já o varejo alimentar reportou alta de 6% nas vendas mesmas lojas.

Via Varejo

A Via Varejo, empresa de comércio de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar, reportou queda de 12,7% na receita líquida no primeiro trimestre de 2016 na comparação com igual período do ano anterior. A companhia apurou R$ 4,704 bilhões de receita entre janeiro e março deste ano.

Apesar do resultado negativo, o GPA considerou que houve melhorias na Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio Segundo o grupo, a empresa teve ganho de participação de mercado.

As vendas no critério mesmas lojas, que consideram apenas os pontos de venda abertos há mais de um ano, recuaram 11,8% no primeiro trimestre. Ainda assim, o GPA considerou que houve evolução. No mês de janeiro, a queda nas vendas mesmas lojas havia sido de 25%, informou a empresa. Já em fevereiro e março esse recuo foi menor, de 3,1%. Depois de ter fechado 50 lojas em 2015, a Via Varejo seguiu com o fechamento de pontos de venda de baixo desempenho, informou o grupo. Não foram informadas, porém, quantas lojas foram encerradas no início de 2016.

Além dos fechamentos que miram redução de despesas, o GPA destacou que a Via Varejo segue com uma estratégia de competitividade de preços e ofertas.

 



Veículo: Jornal DCI


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