Em nove edições, a ação de responsabilidade social da rede já doou 2,742 milhões
de reais para 174 instituições
Em estudo realizado em 2010 pelo IBGE e o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi registrada a existência de 290,7 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos no Brasil. Apesar desse número expressivo, também são grandes as dificuldades enfrentadas por estas instituições na ampliação e até mesmo continuidade da realização desse trabalho de assistência ao próximo, pois em sua maioria dependem de doações e recursos obtidos por meio da realização de ações e eventos.
Com o objetivo de contribuir para a manutenção dessas entidades nas localidades onde a empresa está presente, em 2007 o Condor Super Center lançou a Campanha Solidária Condor, que em nove anos de existência já destinou R$ 2.742.600 a 174 instituições.
A ação é viabilizada por intermédio de parcerias formadas entre a rede e seus fornecedores. Parte da venda de centenas de produtos promocionados em tabloides especiais durante o período da campanha é revertida em vales-compras Condor e são doados a instituições selecionadas de forma criteriosa, passando por processo de apresentação de documentos, avaliação dos serviços prestados à comunidade e, por fim, prestação de contas da destinação dos recursos.
Nesta 10ª edição, a campanha irá beneficiar 22 instituições localizadas nas regiões onde a rede atua, no Paraná nas cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Araucária, Campo Largo, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Lapa, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa ou São José dos Pinhais, e em Santa Catarina, na cidade de Joinville. "Em um ano de crise econômica, em que as entidades enfrentam muitas dificuldades para manterem o trabalho de assistência que prestam, a campanha se torna ainda mais relevante para a sociedade, ainda mais por ser uma forma dos clientes colaborarem ativamente", afirma o presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.
As instituições poderão trocar os vale-compras Condor por alimentos, produtos de higiene e limpeza, bazar, roupas e eletros, em qualquer uma das 43 lojas da rede. Para colaborar, basta o consumidor adquirir os produtos anunciados no período da ação. "É muito importante para nós promovermos essa campanha, ajudando tantas instituições que desenvolvem um trabalho tão bonito de ajuda ao próximo. Com esse recurso, milhares de pessoas são beneficiadas com uma melhor qualidade de vida", afirma o presidente do Instituto Joanir Zonta e vice-presidente do Condor, Ricardo Zonta.
Para uma das instituições beneficiadas em 2015, o valor foi importante para a manutenção e até melhoria da qualidade dos trabalhos oferecidos. "Graças ao benefício da Campanha Solidária Condor estamos conseguindo proporcionar uma melhor alimentação às crianças e adolescentes que frequentam a Comunidade Terapêutica Renascer. A alimentação saudável é comprovadamente capaz de auxiliar para o melhor aproveitamento escolar e suprir carências nutricionais. A Campanha Solidária é uma parceria de sucesso que tem contribuído para que a Associação Beneficente Renascer possa continuar atendendo crianças e adolescentes usuários do Sistema Único de Saúde, dando a oportunidade de uma melhor alimentação", afirma o coordenador de projetos e captação de recursos da ASCER - Associação Beneficente Renascer, Anderson Tomelim.
Já para a AMAS - Associação Menonita de Assistência Social - Lapa, ter sido uma das instituições beneficiadas pela campanha veio em um ótimo momento. "A campanha tem nos ajudado muito, principalmente em tempos de crise. Dependemos de doações, campanhas e padrinhos para nos mantermos. Atualmente, atendemos 110 crianças em regime de contraturno escolar e este trabalho só é possível porque ainda existem pessoas que apoiam as entidades, que fazem seu trabalho por amor", afirma o Coordenador da entidade, Helmut Dück.
Já para a Sociedade de Assistência aos Necessitados - Abrigo dos Idosos, de Paranaguá, a Campanha contribuiu para a realização de melhorias nas instalações. "A Campanha Solidária contribuiu de maneira muito importante, pois com esses vales-compras conseguimos economizar e esse valor economizado está sendo empregado para uma reforma para podermos dar um pouco mais de conforto aos nossos idosos. O valor também está sendo investido na compra de alimentos, material de higiene e limpeza e alguns aparelhos necessários, como freezer, máquina de lavar e algum outro equipamento que for necessário ao bom andamento da entidade. A ação foi uma grande iniciativa, pois entidades como a nossa que dependem muito da ajuda da comunidade e de pessoas anônimas. Por esses momentos em que o país passa então, é a melhor ajuda que poderíamos ter", afirma o presidente da entidade, Antonio José Rodrigues da Luz.
Os depoimentos de todas as instituições beneficiadas em 2015, bem como as ofertas participantes da campanha, podem ser conferidas no site www.campanhasolidariacondor.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Condor