Dispositivo salva lista de compra e tem leitor de código de barras
Para tornar o ponto de venda mais atrativo, os supermercados de Belo Horizonte estão investindo em tecnologia. A rede Super Nosso passou a utilizar em setembro um carrinho inteligente que reconhece o cliente e oferece ofertas exclusivas baseadas no perfil de consumo daquela pessoa. “Não adianta eu oferecer um ótimo preço de fralda para um consumidor que não tem um bebê em casa”, diz Edmilson Pereira, diretor industrial do Grupo Super Nosso.
Ele explica que o dispositivo touch screen, similar a um tablet, se conecta ao perfil do cliente pelo programa de fidelidade. “Temos os hábitos de 82% dos nossos clientes mapeados por meio do Dotz, então usamos esse conhecimento para oferecer listas de compras e ofertas exclusivas”, conta Pereira. Outra funcionalidade é gravar listas de compras e utilizá-las em unidades diferentes.
Para a fotógrafa Ana Amélia Bitar, 43, que já utilizou o carrinho inteligente, a principal vantagem da tecnologia é economizar tempo na hora de fazer a compra. “O que eu mais gostei é saber quais produtos têm na loja”, conta. Ela inclusive sugere outras funções. “Seria interessante se o carrinho indicasse em qual gôndola o produto está, ficaria mais rápido ainda”, opina. Segundo Pereira, essa funcionalidade ainda não foi utilizada porque demanda mapear as lojas, mas “provavelmente, no futuro, vamos implantar”, diz.
Mesmo há pouco tempo em funcionamento, os 300 carrinhos inteligentes já atendem, nos cálculos de Pereira, cerca de 8.000 clientes por dia na região metropolitana de Belo Horizonte.
Auto-atendimento. Os supermercados BH também apostaram em tecnologia para dar mais agilidade ao atendimento ao cliente. Desde o ano passado, duas lojas da rede oferecem caixas de auto-atendimento para compras até 15 produtos.
Unidades
Grande BH. As 300 unidades dos carrinhos inteligentes do Super Nosso estão disponíveis em 15 das 36 lojas do grupo. Até o fim do ano, segundo o diretor industrial Edmilson Pereira, serão 1.000 carrinhos distribuídos nas lojas.
Outros países têm vitrine virtual e scanner de cliente
A tendência de oferecer experiências diferenciadas nas lojas físicas é mais forte em outras partes do mundo. A loja de departamentos Bloomingdale’s, nos Estados Unidos, utiliza a tecnologia Kinect em um scanner pelo qual o cliente passa e, a partir daí, cria um avatar tridimensional com suas medidas. Assim, a loja pode sugerir opções de roupas disponíveis do tamanho certo para o consumidor.
Em países asiáticos como Japão e Coreia do Sul, as vitrines virtuais estão ficando populares. Nelas, o cliente compra utilizando o celular e um QR Code e recebe a mercadoria em casa.
Para o diretor comercial e de operações do Super Nosso, Rodolfo Nejm, tecnologias como a do carrinho inteligente auxiliam no atendimento personalizado ao cliente. “Vivemos um momento em que as pessoas buscam experiências personalizadas, logo não é mais interessante para o negócio tratar todos os clientes como iguais”, afirma Nejm.
Fonte: Jornal O Tempo