São Paulo - Com um investimento estimado de R$ 40 milhões, o Assaí Atacadista inaugurou ontem (20) a sua primeira unidade na cidade de Aracaju (SE) e centésima da rede em todo o País.
"A centésima loja do Assaí é um marco muito importante e, por isso, precisava ser registrada de uma forma única. Chegar a um novo estado e a uma nova capital é a maneira ideal de registrar esse momento especial. É um número pelo qual trabalhamos muito e representa a força da nossa expansão, que teve início em 2012, com apenas 14 lojas no Estado de São Paulo", comentou o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes.
Braço atacadista do Grupo Pão de Açúcar (GPA), a rede apresenta um crescimento de 200% nos últimos quatro anos e, em 2016, passou a ser o formato de negócio com maior participação dentro do segmento de varejo alimentar do GPA, com 37%, ultrapassando o modelo de hipermercados.
Como forma de homenagear a cidade que recebe a centésima loja da bandeira, o Assaí convidou o artista plástico Aniceto Poderoso Sobral para pintar um mural temático, na parte externa do empreendimento, ressaltando os pontos turísticos e a cultura da cidade e do estado. "Nossa intenção com esse registro artístico é prestigiar a cultura local e evidenciar nosso orgulho de ter escolhido esta loja para ser a nossa centésima", diz Gomes.
A nova unidade possui aproximadamente 13 mil metros quadrados de área construída, sendo 5,3 mil metros quadrados dedicados à área de vendas, incluindo 386 vagas de estacionamento e 28 caixas.
Sustentabilidade
Para construção da megaloja em Aracaju, o Assaí afirma que fez utilização de tecnologias e diferenciais ambientais que empregam a utilização consciente de recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e reaproveitamento da água. Um dos recursos são as ilhas refrigeradas, que possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos, evitando volume de água para a rede de esgoto. Com isso, há maior aproveitamento do equipamento, reduzindo o consumo de energia.
Além disso, a rede investiu também na instalação de um sistema de ar-condicionado central com termo acumulação, que reduz em até 30% o consumo de energia, se comparado ao sistema comum.
A iluminação tem cobertura com zenitais (aberturas em telhas translúcidas na cobertura da loja que permite entrada de luz natural), e fachada de vidro, para proporcionar iluminação natural durante o dia. As lâmpadas são 100% LED.
Fonte: DCI