O sacrifício do trabalho duro durante toda a quaresma foi devidamente recompensado na Páscoa da rede de supermercados Bahamas, com unidades na Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Segundo o gerente de marketing do grupo, Nelson Júnior, o Bahamas registrou em 13 de abril - Quinta-feira da Paixão - o segundo melhor dia de vendas da sua história, atrás apenas de 23 de dezembro de 2016. Além disso, houve aumento de vendas em todas as modalidades de doces da época, no comparativo com o ano passado. "Já consideramos a Semana Santa nosso segundo melhor período de vendas, ficando atrás apenas do Natal", confirmou Nelson Júnior.
No Bahamas, a venda de ovos de Páscoa cresceu 10%, enquanto a comercialização dos tabletes de chocolate e das caixas de bombons teve crescimento de 25% e 15%, respectivamente. Até a colomba pascoal, que não é tão popular, teve aumento significativo nas vendas: 42%. "É opção de presente para mães e avós, enquanto os ovos de chocolate são ofertados aos mais jovens", ponderou o gerente. As vendas de bacalhau e peixes congelados, que têm demanda aumentada nessa época, ficaram no mesmo patamar do ano passado.
De acordo com Nelson Júnior, os estoques da rede de supermercado foram reforçados com 450 mil barras de chocolate, 550 mil caixas de bombom e 140 mil unidades de ovos de Páscoa. Os produtos foram distribuídos, nos 40 dias antes da Páscoa, em todas as unidades do grupo. Também foram ofertadas 48 toneladas de bacalhau e 180 toneladas de peixes congelados. O grupo, originário de Juiz de Fora, tem 39 unidades na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro.
"Consideramos que tivemos desempenho bom sobre o que projetamos para o sazonal da Páscoa. Projetamos aumento de 10% na venda de ovos de Páscoa e foi o que atingimos", afirmou Nelson Júnior.
Para obter o resultado, em um período em que muitos comerciantes ainda estavam incertos sobre a venda de ovos de Páscoa - em 2016, a indústria nacional amargou queda de 27% nesse segmento - a rede de supermercados reforçou estoques, garantiu variedade e buscou oferecer bons preços. Também investiu muito em divulgação na TV, encartes e redes sociais.
Diversificação - O projeto para a Semana Santa começou a ser executado na Quarta-Feira de Cinzas, com exposição dos ovos de Páscoa. Além disso, a rede de supermercados, já sabendo que os consumidores dariam prioridade a outros tipos de chocolate, diversificou a oferta.
Nelson Júnior ressalta o esforço da indústria em oferecer itens diversos. "Recebemos, por exemplo, um mix de duas caixas de bombom e três barras de chocolate, somando 840 gramas de chocolate, a um preço bem atraente. O mix foi todo bem montado, com embalagem bonita. Desse produto, vendemos quase tudo", contou.
"Acreditamos que poderíamos vender mais ovos de Páscoa, e fizemos esforço para isso", afirmou. "Com os resultados, temos certeza de que vale o grande esforço para garantir as vendas no sazonal da Páscoa", completou.
A reportagem buscou dados de desempenho de vendas na Páscoa junto aos quatro supermercados mineiros presentes entre as 20 maiores redes do País, segundo a Pesquisa Ranking Abras/SuperHiper. Apenas o Grupo Bahamas apresentou os resultados. O setor de marketing dos Supermercados BH informou que não investe em mix de produtos para a época e não divulga expectativa ou resultado de vendas. A assessoria de comunicação do EPA Supermercados não retornou à reportagem. O Super Nosso informou que seu levantamento deve ficar pronto hoje. A Associação Mineira de Supermercado (Amis) só deve divulgar o balanço da Páscoa no fim do mês.
Ana Amélia Hamdan
Fonte: Diário do Comércio de Minas