A rede supermercadista Prezunic tem um dos menores índices de turnover do mercado, com 22,6%, quando a média nacional é de 42%. O investimento em treinamento e na qualidade de vida dos colaboradores é um dos fatores que contribui para este resultado, de acordo com a gerente de Recursos Humanos da empresa, Ana Behrens.
"Nós investimos no tempo para desenvolver nossas lideranças e para comunicar tudo com simplicidade, explicando sempre o porquê de cada ação", detalha Ana, acrescentando que o conjunto de práticas resulta em 95% das vagas de liderança ocupadas por candidatos internos.
A companhia também figura, pela sétima vez, entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no Rio de Janeiro, segundo ranking Great Place to Work (GPTW).
Mulheres - qualidade de vida
Na rede varejista carioca Prezunic, 48% dos cargos são ocupados por mulheres, sendo 60% delas com filhos. A gerente destaca ainda que a empresa se preocupa em proporcionar crescimento a essas profissionais valorizando também o convívio familiar.
Renata Montenegro de Oliveira, 28 anos, tem dois filhos (de 17 e de 5 anos) e conta que começou a trabalhar como promotora no Prezunic, aos 19 como atendente. Ela já foi fiscal de loja, e hoje é gerenciadora de serviço. "Senti-me muito apoiada no trabalho durante a minha gravidez. Sempre tive diálogo aberto com nossa chefia para acompanhar meus filhos quando necessário, e consegui criá-los em paz", acrescenta.
Andréa Neris, da comunidade Cidade de Deus trabalha há 14 anos no Prezunic, onde entrou como gerenciadora de laticínios até galgar atualmente a posição de gerente da loja Itaoca (Higienópolis). Ela destaca o investimento no profissional como fator principal que a fez seguir carreira na companhia. "A empresa nos oferece formação através de cursos e me dá liberdade de expressão. Ao lado disso, tenho um salário que proporciona uma vida confortável para mim e minha família", acrescenta.
Sobre o Prezunic
A primeira loja Prezunic foi aberta em 2002 e hoje a rede de supermercados possui 31 unidades e um Centro de Distribuição na região metropolitana do Rio de Janeiro. Empregando diretamente cerca de 7 mil pessoas.
Em 2011, o Prezunic passou a integrar o Cencosud, um dos maiores grupos varejistas da América Latina, com mais de 50 anos de expertise no setor. No Brasil, além do Prezunic, o grupo opera as bandeiras GBarbosa, Perini, Mercantil Rodrigues e Bretas.