Só oito varejistas possuem alta produtividade

Leia em 1min 40s

Das 51 redes de supermercados analisadas no "Ranking Ibevar 2017", só oito atingiram o maior índice de eficiência.

 

A média do setor foi de 0,6 ponto, de um índice que varia de 0 a 1 ponto. Quanto mais próximo do 1, maior a produtividade. Das grandes redes, a que mostrou a maior eficiência no ano passado foi o Carrefour, com um resultado 6% superior a seu concorrente direto, o Grupo Pão de Açúcar (GPA). O Walmart, terceira maior rede do setor em faturamento, mostrou um índice de produtividade 25% inferior ao do Carrefour, de acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) - entidade responsável pela realização do estudo.

 

Elaboração do índice

 

O índice foi elaborado através da análise do faturamento da rede, frente ao número de lojas e de funcionários. O objetivo era avaliar as empresas que melhor conseguiam utilizar desses recursos para a geração de receita. Apesar do Carrefour ter apresentado o melhor resultado dentre as grandes redes, outros sete supermercados de menor porte atingiram o mesmo índice, de 1 ponto. Entre eles o Atakarejo, Mundial, Formosa e o Makro.

 

Na última posição do ranking, em termos de faturamento, a Empresa Baiana de Alimentos apresentou um índice de produtividade 67% inferior ao resultado do Carrefour.

 

Já no segmento de eletroeletrônicos e móveis, o destaque ficou para o Grupo Pão de Açúcar (com as empresas Via Varejo e Cnova), e para as Lojas Americanas. Ambos atingiram o maior índice de eficiência (1 ponto). A Magazine Luiza e a Máquina de Vendas, por sua vez, tiveram índices bem abaixo das concorrentes. A primeira atingiu 0,609 ponto, e a segunda 0,359 ponto. A média do ramo foi de 0,66 ponto e o menor valor registrado foi 0,19.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

 


Veja também

Carrefour reinaugura dois supermercados em São Carlos

Nesta sexta-feira (4), o Carrefour reinaugura em São Carlos (SP) dois supermercados da bandeira Bairro sob o conc...

Veja mais
Carrefour reinaugura seis hipermercados no país

Carrefour reinaugura dois hipermercados sob o conceito Nova Geração, um no Estado de São Paulo e ou...

Veja mais
Pão de Açúcar marca presença no Rio Gastronomia, maior evento do segmento no Brasil

O Pão de Açúcar, uma das maiores e mais importantes redes de supermercado do país, tem inves...

Veja mais
Consumidor troca supermercado por internet na compra do vinho

Chegou o inverno e a publicitária paulistana Larissa Melo intensificou o consumo de vinho em casa. Mas neste ano,...

Veja mais
Código de barras poderá informar validade de alimentos em supermercados

Estabelecimentos comerciais de atacado e varejo podem ser obrigados a informar, no código de barras, data de vali...

Veja mais
Ir ao supermercado é fardo a 26% dos clientes

Mais de um quarto dos consumidores de grandes cidades não consideram a ida ao supermercado prazerosa, segundo est...

Veja mais
Prezunic é a 3ª melhor empresa para se trabalhar no Rio de Janeiro

   Pela oitava vez, o Prezunic está entre as melhores empresas para se trabalhar no ...

Veja mais
Pão de açúcar lança campanha de aniversário e traz ação exclusiva de Jamie Oliver

Desde o dia 27/07, as compras dos clientes do programa fidelidade do Pão de Açúcar Mais poder&atild...

Veja mais
Coop lança campanha de pais com previsão de elevar vendas em 5%

Com a finalidade de elevar as vendas em 5%, principalmente nas categorias de vinhos, cervejas especiais, portátei...

Veja mais