Das 51 redes de supermercados analisadas no "Ranking Ibevar 2017", só oito atingiram o maior índice de eficiência.
A média do setor foi de 0,6 ponto, de um índice que varia de 0 a 1 ponto. Quanto mais próximo do 1, maior a produtividade. Das grandes redes, a que mostrou a maior eficiência no ano passado foi o Carrefour, com um resultado 6% superior a seu concorrente direto, o Grupo Pão de Açúcar (GPA). O Walmart, terceira maior rede do setor em faturamento, mostrou um índice de produtividade 25% inferior ao do Carrefour, de acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) - entidade responsável pela realização do estudo.
Elaboração do índice
O índice foi elaborado através da análise do faturamento da rede, frente ao número de lojas e de funcionários. O objetivo era avaliar as empresas que melhor conseguiam utilizar desses recursos para a geração de receita. Apesar do Carrefour ter apresentado o melhor resultado dentre as grandes redes, outros sete supermercados de menor porte atingiram o mesmo índice, de 1 ponto. Entre eles o Atakarejo, Mundial, Formosa e o Makro.
Na última posição do ranking, em termos de faturamento, a Empresa Baiana de Alimentos apresentou um índice de produtividade 67% inferior ao resultado do Carrefour.
Já no segmento de eletroeletrônicos e móveis, o destaque ficou para o Grupo Pão de Açúcar (com as empresas Via Varejo e Cnova), e para as Lojas Americanas. Ambos atingiram o maior índice de eficiência (1 ponto). A Magazine Luiza e a Máquina de Vendas, por sua vez, tiveram índices bem abaixo das concorrentes. A primeira atingiu 0,609 ponto, e a segunda 0,359 ponto. A média do ramo foi de 0,66 ponto e o menor valor registrado foi 0,19.
Fonte: DCI São Paulo