São Paulo (Reuters) - O Carrefour Brasil teve vendas brutas de 13,6 bilhões de reais no quarto trimestre, um crescimento de 5,3 por cento sobre o mesmo período de 2016, informou a rede de supermercados e atacarejo nesta terça-feira.
Pelo conceito mesmas lojas, a venda total do grupo no período, em que a empresa abriu 29 novas lojas, subiu 1,4 por cento, segurada pela bandeira de atacarejo Atacadão, que teve expansão de 2,2 por cento. Já a bandeira de supermercados Carrefour sofreu queda nas vendas mesmas lojas de 0,1 por cento.
Os dados foram divulgados um dia após o rival GPA divulgar crescimento de vendas brutas de 7 por cento no quarto trimestre, impulsionadas por expansão de 27,7 por cento na bandeira de atacarejo Assaí. Na base mesmas lojas, o Assaí teve expansão de 11 por cento, enquanto as vendas das outras bandeiras da área alimentar do GPA recuaram 0,1 por cento.
O Carrefour Brasil afirmou no relatório que o resultado da área de supermercados ficou basicamente estável, “mesmo considerando o cenário de forte deflação de alimentos no período, que foi mais acentuada do que no terceiro trimestre”.
A companhia citou que as vendas de não-alimentos nos supermercados do grupo, em especial de produtos eletrônicos, subiram dois dígitos no trimestre, ampliando participação nas vendas totais.
Em 2017 como um todo, o grupo de varejo teve alta de 7,2 por cento nas vendas brutas no país, para 49,65 bilhões de reais.
O Carrefour Brasil terminou 2017 com 634 lojas no país, das quais 103 hipermercados, 146 de atacarejo, 119 de conveniência e 126 drogarias. A maior expansão foi na área de atacarejo, com 11 lojas a mais que em 2016, além da área de conveniência, que aumentou a base em 49 lojas no ano passado.
Fonte: Reuters