O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta quarta-feira (13) a criação de um novo modelo de supermercados, chamado de Compre Bem, e que substituirá parte das lojas do Extra no Brasil. O presidente da companhia, Peter Estermann, disse que, embora o abastecimento das marcas da rede ainda leve duas semanas para ser normalizado após a greve dos caminhoneiros, a companhia obteve ganhos de market share em abril e houve uma tendência favorável para as vendas na bandeira Extra, incluindo hipermercados e supermercados. Ainda assim, a nova bandeira, Compre Bem, competirá principalmente com os mercados de bairro.
Os supermercados Extra vinham sendo um ponto de atenção de investidores em razão do desempenho mais fraco de vendas. No primeiro trimestre de 2018, a bandeira Extra - que inclui ainda hipermercados – registrou queda de 6% nas vendas brutas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo Estermann, 20 supermercados do Extra deverão ser transformados em lojas da bandeira Compre Bem, com o objetivo de competir com supermercados regionais. Este modelo apresenta taxas de crescimento superiores às dos supermercados das grandes redes e acima também da média do segmento, de acordo com o Ranking Abras 2017.
Segundo Estermann, os resultados do segundo trimestre no Extra devem ser melhores. “Vamos entregar uma redução muito forte nessa queda (de vendas do Extra registrada no primeiro trimestre”. Questionado sobre se os resultados do Extra iriam “virar”, saindo da tendência de retração para um crescimento, ele disse que “se não virar, vai ficar perto”.
Com foco nos públicos B e C, o novo supermercado receberá o nome Compre Bem, que já pertencia ao portfólio do GPA. Uma pesquisa realizada pelo Grupo revela que essa marca conta com recall positivo entre os paulistas e que existe uma grande percepção de preços baixos e custo benefício associada a ela.
As primeiras unidades do novo modelo serão abertas no estado de São Paulo no segundo semestre de 2018 – ainda não se sabe quais lojas do Extra ganharão a nova bandeira. O que a companhia explicou é que a escolha dos locais se deu por meio da avaliação de pontos já existentes, sendo selecionadas localidades operadas com a marca Extra Supermercados localizadas em micromercados típicos da zona de competição dos supermercados regionais.
Questionada sobre mudanças em outros estados, a assessoria do GPA informou que, por ora, o projeto piloto correrá apenas no estado de São Paulo. Se ele se mostrar viável no estado paulista, só então outros terão unidades do Extra convertidas em Compre Bem.
“Conduzimos grupos de discussão com clientes que frequentam nossos supermercados localizados em bairros mais afastados dos grandes centros urbanos ou cidades de pequeno e médio porte, e identificamos necessidades complementares ao atual modelo do GPA. Desta forma, pensamos neste novo supermercado como um modelo disruptivo, genuinamente de bairro, e que tenha uma operação mais similar à dos players locais”, explica Estermann, CEO do GPA.
Para garantir que o Compre Bem atue como um player regional, o GPA criou uma estrutura própria, autônoma, unindo o melhor da experiência de dois de seus negócios: o Assaí (formato de atacarejo que contribuirá com a expertise na operação de baixo custo e a cultura bastante semelhante à dos varejistas locais) e o Multivarejo (controlador das redes Extra e Pão de Açúcar e que fornecerá conhecimento sobre a operação de supermercados, gestão de categorias e no treinamento e capacitação de funcionários). Para garantir competitividade em preço, uma área comercial própria foi criada para levar aos fornecedores condições únicas que o formato exige.
Fonte: Gazeta do Povo