Entre janeiro e outubro, o setor supermercadista mineiro acumulou crescimento de vendas de 2,83% em relação ao mesmo período do ano passado, já tendo atingido, com esse desempenho, as projeções da Associação Mineira de Supermercados (Amis) para todo este ano. O resultado foi apontado em pesquisa realizada junto a todas as empresas do estado que consiste no Termômetro de Vendas apurado mês a mês. Na comparação dos negócios faturados no mês passado, ante outubro de 2017, a expansão foi de 3,92%.
Os números já estão deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Se mantivermos este crescimento – e as chances de, inclusive, superá-lo são boas – fecharemos o ano com faturamento superior a R$ 35,73 bilhões, ante os R$ 34,73 bilhões realizados em 2017”, afirmou ontem Antônio Claret Nametala, superintendente da Amis.
Segundo Claret, o setor também tende a superar as projeções para 2018 de abertura de 60 lojas. Até a primeira quinzena de outubro, as novas unidades somavam 43, gerando 4,7 mil empregos. “Só nesta quinta-feira (ontem) foram inauguradas quatro lojas no estado”, afirmou o executivo, considerando que a rede Supermercados BH abriu unidade no bairro Garça, na capital mineira.
O Grupo DMA inaugurou mais um supermercado com a bandeira EPA em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; a rede Sales Supermercados abriu a 14ª loja em Barbacena e o quarto empreendimento do segmento aberto ontem foi a loja de atacarejo do Grupo Gardingo, em Matipó, na Zona da Mata. O setor supermercadista empregou, em 2017, 190.400 pessoas em 7.173 estabelecimentos. “Se confirmado o crescimento projetado, a expectativa é de que 2018 se encerra com 7 mil novas vagas e 7.233 lojas em Minas Gerais”, disse Claret Nametala.
Entre setembro e de outubro, as vendas se mantiveram praticamente estáveis, com variação média baixa, de apenas 0,12%.
Fonte: O Estado de Minas