O setor supermercadista brasileiro tem um modelo de loja protagonista em termos de crescimento. Os supermercados regionais, apesar de contarem com estrutura menor quando comparados às grandes redes, têm registrado índices de desenvolvimento acima da média do setor. Segundo dados do "Ranking Abras" (Associação Brasileira de Supermercados), as três principais empresas supermercadistas de médio porte do país tiveram faturamento bruto de 16% contra 4,3% do setor em 2017.
Um dos fatores que alavancaram essa alta é a construção de laços com o consumidor por meio da adequação do mix de produtos ao perfil local. Ao contrário dos outros players, a adaptação dos supermercados regionais à necessidade do consumidor pode ser feita mais rapidamente. Isso porque lojas maiores, com estoques e departamentos de entrega de grande porte normalmente são padronizadas e não tão flexíveis a mudanças rápidas na operação.
Atento ao potencialmente desses empreendimentos, Carrefour começa a investir em parcerias com supermercados regionais do Brasil com a principal proposta de auxiliar na expansão dessas empresas. Para isso, a rede francesa repetirá em 2019 o mesmo investimento de R$ 1,8 bilhão feito nas operações brasileiras neste ano.
Expertise em modelo regional
Este formato, porém, não é novidade para a supermercadista francesa, já que em seu país de origem, dos mil pontos de venda sob a marca Carrefour, 50% deles são negócios feitos em parceria com outros sócios. Entre as lojas de proximidade, por exemplo, 95% delas são projetos desenvolvidos entre a rede e outras empresas da França.
De acordo com o presidente do Carrefour Brasil, Noël Prouix, o investimento neste modelo é fruto da aceitação do público com um atendimento mais próximo e sensível às necessidades deles. Com a iniciativa, o objetivo do grupo francês é dar um passo à frente neste segmento promovendo parcerias como opções para novos negócios. "Qualquer forma de aliança que possamos fazer com grupos regionais nos interessa", disse o presidente do Carrefour Brasil.
Vale lembrar que o Carrefour pretende dar destaque maior para o e-commerce a partir de 2019. A proposta da empresa é, segundo comunicado feito em novembro de 2018, atingir um volume de aproximadamente cinco bilhões de euros em transações pela internet até 2022. Segundo o presidente da empresa no Brasil, há poucas plataformas online voltadas para alimentação e, por isso, a meta é ser o líder do segmento em até quatro anos.
Fonte: Mundo do Marketing