Confiante na retomada do consumo, a Coop iniciou 2019 bastante otimista. A cooperativa anunciou, ontem (9), investimentos de R$ 147 milhões em sua rede neste ano, montante 145% superior ao aplicado em 2018 (R$ 60 milhões).
Com o valor, a Coop pretende abrir três lojas – uma delas atrasada, inicialmente prevista para 2018 – e outras sete drogarias de rua, além de reformar quatro unidades e lançar aplicativo para reforçar o relacionamento com os clientes.
Segundo o presidente executivo da Coop, Marcio Valle, a virada do consumo tem dado sinais desde o segundo semestre de 2018, período em que as vendas apresentaram crescimento entre 3% e 4% acima da inflação do período.
“O consumidor está voltando ao mercado de forma muito moderada, mas está voltando”, destacou Valle. Com o desempenho positivo dos últimos seis meses, a Coop deve fechar 2018 com crescimento nominal entre 2% e 3% em relação ao ano passado e faturamento na ordem de R$ 2,2 bilhões – a projeção era de expansão de 4%.
Outro motivo de comemoração foi a conquista de 60 mil novos cooperados. Além disso, 817 mil cooperados realizaram compras nas lojas e drogarias da rede ao longo do ano, fluxo 4% maior do que 2017.
O faturamento poderia ter sido maior caso o projeto da loja Giovanni Pirelli, prevista para ser inaugurada no ano passado em Santo André, tivesse saído do papel. Por conta de entraves burocráticos relacionados à liberação das obras, a Coop deixou de cumprir o cronograma estabelecido e estuda buscar novos locais na cidade para futuros investimentos.
Segundo o executivo, as duas unidades contempladas no planejamento estratégico de 2019 ainda não têm endereços definidos. Das sete drogarias previstas, quatro têm locais confirmados. Uma delas abrirá no primeiro trimestre no Mauá Plaza Shopping, e as demais em Santo André, São Bernardo e São Caetano até julho.
Mesmo com a concorrência acirrada no segmento farma, as drogarias da rede apresentam bom desempenho e já respondem por 16% do fornecimento geral da Coop. “Nosso projeto de expansão das unidades de rua continua sendo um negócio promissor, até pela sinergia existente com a operação das lojas de supermercados e pelo nosso conhecimento do ramo”, explicou Valle. A nova previsão da cooperativa é chegar em 2023 com 104 drogarias, entre internas e de rua.
Ao mesmo tempo em que a marca cresce no semento farma, a Coop não desvia os olhos de seus supermercados. Do investimento previsto para 2019, R$ 35 milhões serão empregados na reforma das lojas Pereira Barreto e Carijós (Santo André), Café Filho (São Bernardo) e Morumbi (São José dos Campos). Além disso, os projetos-piloto que deram largada em 2018, como a loja da Swift, cafeteria e restaurante em parceria com a Nestlé, tendem a ser expandidos para as demais unidades.
Fonte: Diário Regional