A rede de supermercados Pão de Açúcar lançou uma nova linha dos kits culinários em parceria com a startup Cheftime, que vende receitas com ingredientes já porcionados para preparar em casa. A novidade é composta de três opções de drinks com doses e ingredientes na medida certa que vão com as instruções de preparo. Os kits do bar em casa se somam às seis receitas de refeições já disponíveis da marca.
Os kits de coquetéis, disponíveis nas opções de Moscow Mule, Gim Tônica e Lillet, servem de quatro a oito pessoas e foram criados por uma equipe de chefs formada por Adolpho Schaefer, Augusto Caniato e Yasmine Bahiense, entre outros. Eles pensaram em receitas que pudessem ser facilmente preparadas por quem não domina tanto as coqueteleiras.
Segundo as descrições dos drinks no site do Pão de Açúcar, o Moscow Mule, por exemplo, poderia ser um pouco difícil de ser preparado em casa por conta da espuma de clara de ovo, que faz parte da montagem. No entanto, na versão do Cheftime, o ingrediente é substituído por uma mistura de emulsificante com gengibre em pó e xarope com água. Já o Lillet é uma adaptação do clássico aperitivo francês Lillet Vive, com xarope de tangerina e grãos de pimenta rosa junto de hortelã, morango, água tônica e o aperitivo francês feito a partir de vinho branco e licor de frutas.
A Gim Tônica pode ser preparada nas versões de chá de frutas silvestres e de cardamomo com zimbro e xarope de tangerina. O preparo acompanha uma taça de plástico, embora sirva quatro drinks. Os kits estão disponíveis nas lojas do Pão de Açúcar de Curitiba e São Paulo a partir de R$ 59,93 ou pela internet no site da rede.
Em casa
Segundo o gerente de inovação do Pão de Açúcar, Illan Israel, as receitas são renovadas em média a cada 45 dias, com a implantação de cardápios específicos para datas sazonais. Um deles, para o Dia dos Namorados, tem um prato e uma sobremesa para duas pessoas.
“Como a receita de ravióli de tomate seco ao perfume de especiarias e redução de balsâmico, feito com massa vermelha e forminha para o corte em formato de coração, ideal para a composição com o Kit Cinema, com pipocas especiais, doce de brigadeiro com chocolate belga e churros e soda italiana para um filminho a dois após o jantar”, conta. Ambos custam R$ 49,90.
Para a rede de supermercados, os kits culinários seguem uma tendência internacional das próprias pessoas reproduzirem com facilidade algumas receitas da alta cozinha. Os drinks e pratos da linha Cheftime são vendidos com os ingredientes já porcionados e com uma espécie de ‘manual de instruções’ de como prepará-los em casa.
A linha surgiu em 2014 como uma startup da empresária paulista Daniella Mello, com o objetivo de tornar o hábito de cozinhar mais acessível e saudável para as pessoas. No ano passado, a empresa fez uma parceria com o Pão de Açúcar para ampliar o alcance da marca. Além dos drinks, são oferecidos pratos como dadinhos de tapioca, risoto de cogumelos, cupcakes de brigadeiro, entre outros.
Fonte: Gazeta do Povo