Por mais frescor e menos desperdício, Pão de Açúcar testa horta vertical

Leia em 2min 50s

A ideia é simples: uma instalação para cultivo de hortaliças que garante alimentos sempre frescos no supermercado. Mas o objetivo é duplamente ambicioso — de um lado, diminuir a distância entre o produtor e o consumidor e, do outro, reduzir o desperdício de alimentos.

 

Em projeto piloto, o Pão de Açúcar inaugurou uma instalação para produção de hortaliças que traz o campo para dentro do supermercado e permite ao consumidor colher direto do pé. Batizado de “Horta do Pão”, o projeto está em teste na loja laboratório da rede da Real Parque, localizada no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo.

 

Compartilhada em primeira mão com o site EXAME, a novidade é fruto de uma parceria com a startup BeGreen e divide-se em duas fases. Em um primeiro momento, as hortaliças são produzidas na fazenda urbana da startup, situada a 20 quilômetros da loja do Pão do Açúcar.  O cultivo é feito por sistema de aquaponia, processo agrícola que associa o cultivo de hortaliças com a criação de peixes.

 

Segundo Giuliano Bittencourt, fundador da BeGreen, esse sistema gera economia de até 90% de água comparado ao cultivo convencional e entrega mais nutrientes para as plantas, permitindo que todo o processo seja realizado sem uso de agrotóxicos.

 

“O processo de utilização dos excrementos dos peixes é semelhante ao cultivo em solo com o esterco de vaca. Este é uma importante fonte de amônia que, quando passa por processo de filtro biológico, transforma em nitrito e nitrato que é fonte de energia para a planta. O ciclo de produção é fechado e por isso economiza água e não há nenhum desperdício”, explica.

 

Em um segundo momento, as hortaliças são levadas até a loja onde são mantidas vivas até o momento da colheita por meio do sistema hidropônico (técnica de produção de plantas sem solo) contido no ponto de venda. O espaço físico da “Horta do Pão” tem capacidade de expor 315 unidades de hortaliças. Por serem colhidas na hora no ponto de venda, as hortaliças duram por mais tempo na casa do consumidor.

 

“O projeto está alicerçado em duas frentes que são igualmente importantes para o consumidor e para o Pão de Açúcar, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade do processo”, diz Lucas Zanon, diretor de operações do Pão de Açúcar. “Em ambos os casos, as medidas contribuem para reduzir a perda no processo logístico em relação à cadeia de hortifrúti convencional”, acrescenta.

 

Hoje, estão disponíveis cinco tipos de hortaliças na horta vertical: alface baby crocante, alface baby lisa, agrião, rúcula e folha de beterraba. Os produtos são vendidos com duas unidades e custam R$ 5,99 cada buquê. “Há uma tendência de equalização de custo à medida em que se ganhe escala com o projeto”, diz Zanon.

 

A “Horta do Pão” está inserida dentro dentro do programa de inovação “Test and Learn” do Pão de Açúcar. A partir de agora, a rede avaliará questões operacionais, econômicas e, também, a aceitação dos consumidores, para decidir sobre o desenho de um plano de expansão do projeto para mais unidades da rede.

 

Fonte: Exame


Veja também

Rede Hortifruti e Natural da Terra abrem novas lojas em São Paulo

O mês de julho será de novidades na rede Hortifruti e Natural da Terra, que abrirá novas lojas em S&...

Veja mais
Procon-JP faz campanha educativa sobre Lei do Troco para supermercados e similares

A Lei municipal 12.622/2013 (Lei do Troco) abre o ciclo de campanhas educativas que informará o consumidor sobre ...

Veja mais
Lei obriga supermercados a lavarem seus carrinhos. Veja quem paga a conta

A conta de supermercado dos paranaenses pode ficar um pouco mais cara em breve. Há uma lei estadual prestes a ser...

Veja mais
O verdadeiro Max Atacadista abre as portas em Araucária nesta sexta-feira

Nessa sexta-feira, 19 de julho, a partir das 8h, a população de Araucária e região ganha uma...

Veja mais
Supermercado Mundial inaugura filial em Niterói

Com 75 anos de atuação e tradição no mercado carioca, o Supermercados Mundial se prepara par...

Veja mais
Rede de supermercado vai inaugurar primeira loja fora da cidade do Rio

O Supermercado Mundial vai inaugurar a sua primeira loja fora do Município do Rio. A nova unidade será abe...

Veja mais
Clientes do Extra e Pão de Açúcar gastam o dobro com compras realizadas via e-commerce

A atuação do comércio eletrônico no Brasil vem avançando significativamente ao longo d...

Veja mais
Carrefour investe em personalização para aumentar engajamento dos clientes

O Carrefour fechou uma parceria com a Propz para aumentar seu poder de personalização. A startup, que ofer...

Veja mais
Grupo Koch irá inaugurar 6 novas lojas com mais de 800 vagas de emprego

O crescimento de 45% no faturamento neste último mês de junho é um indicativo de que as ousadas meta...

Veja mais