A Sobeys, gigante supermercadista do Canadá, desenvolveu um carrinho que ajuda os consumidores a evitar as filas – maior ponto de fricção dos supermercados. A empresa está testando o equipamento em Oakville, cidade da província de Ontario.
Como funciona
À medida em que os clientes colocam os produtos no carrinho, o equipamento escaneia e pesa os itens. Um display mostra o registro da compra em tempo real. Quando já têm tudo o que precisam, os clientes podem passar o cartão de débito ou crédito em um terminal integrado ao carrinho.
Equipado com inteligência artificial, o terminal ainda ajuda o o consumidor a encontrar algo na loja, dá sugestões de produtos para compor a cesta e mostra as ofertas que o supermercado promove.
Além de ajudar os clientes, o carrinho ainda fornece à Sobeys dados importantes sobre os hábitos de compra. A rede vai poder conhecer quais produtos são mais abandonados pelos compradores, quais itens eles têm mais dificuldade de encontrar e como circulam dentro do mercado.
O carrinho foi desenvolvido pela Caper, uma empresa de tecnologia que promete que o uso do equipamento pode elevar em 18% o valor do ticket médio.
“Enquanto os produtos e os hábitos de consumo evoluíram, a experiência de comprar alimentos nas lojas físicas continuou relativamente estática nos últimos 100 anos”, avalia Mathieu Lacoursiere, vice-presidente de operações de varejo da Sobeys. “Este é um jeito único de testar novas tecnologias que melhoram a experiência de compra do consumidor”, completa.
A ação da empresa tem apoio em pesquisas. Um estudo da PwC mostra que a maioria (52%) dos canadenses disse que sua experiência de compra seria melhor se houvesse uma maneira de andar pelas lojas de maneira rápida e conveniente.
Gigante canadense
A Sobeys é uma das maiores varejistas do Canadá. São mais de 1.500 lojas da marca, próprias ou franqueadas. A empresa tem outras sete marcas de varejo alimentar, além de mais de 350 postos de gasolina espalhados pelo país.
Fonte: No Varejo