O Banco Carrefour firmou uma parceria com a Veritas Technologies para assegurar ainda mais o controle de suas informações e otimizar os processos. Por meio da solução Netbackup e Infoscale, o Banco reduziu em 78% o espaço usado para guardar dados e diminuiu de 30 horas para cinco horas o tempo que levava para concluir o armazenamento das informações do servidor de arquivos.
Braço financeiro do Grupo Carrefour, o banco iniciou suas operações oficialmente em maio de 2007 e possui um portfólio variado de produtos. Com mais de 8 milhões de clientes, a instituição financeira atende ao segmento de varejo dos supermercados Carrefour e Atacadão. Alinhado à transformação digital, o Banco Carrefour investe em tecnologias focadas em melhoria de desempenho e redução de custo visando a importância da disponibilidade das informações para o seu negócio.
O banco investiu na solução da Veritas para backup, restore, otimização e sanitização de dados. A implementação foi realizada em três etapas: na primeira, virtualizaram 90% do ambiente; na segunda, realizaram o backup das demais máquinas e files services; e na terceira adotaram soluções de big data.
Atualmente, os dados são armazenados em dois data centers, garantindo mais segurança às informações e alta disponibilidade ao negócio. Dessa forma, a empresa consegue proteger os servidores de arquivos e o banco de dados, que atende às aplicações de cartões de crédito e informações dos usuários. Além disso, com a tecnologia, a empresa eliminou a duplicação que acontecia com muita frequência, e, hoje, tudo o que está repetido é automaticamente descartado, reduzindo assim, o volume armazenado de 2.4 para 1.9 terabytes.
“Entender a real necessidade do armazenamento e principalmente tirar valor agregado para o negócio desse armazenamento foi fator chave na decisão de escolha pela solução da Veritas, Hoje além da velocidade de armazenamento ganhamos a possibilidade de replicação de ambientes produtivos que ajudam o nosso lab e incubação de startups”, diz Jose Manuel Silva, diretor de TI e Operações do Carrefour.
O projeto também aprimorou a entrega de infraestrutura como serviço e melhorou os processos organizacionais, contribuindo para os resultados do negócio.
“A Veritas nos ajudou a entender as nossas informações e definir quais dados precisam ter backup. Reduzimos muito os tempos de backup, gerenciamento e espaço de armazenamento, mas sempre lembrando que o mais importante não é o backup e sim a garantia que o dado será restaurado no tempo que o negócio precisa, afirma Marcos Braga Stahl, gerente de TI Infraestrutura do Banco Carrefour. “A empresa pretende expandir o contrato com a Veritas além dos atuais cinco anos. Além disso, o Banco Carrefour já tem em seu horizonte a conexão com nuvens públicas, que devem ser utilizadas apenas para os dados de longuíssima retenção. Com a implantação dessa plataforma demos um passo significativo na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conclui o gerente.
Fonte: IP News